Através de uma campanha movimentada pela Prefeitura de Taquari ainda durante o último final de semana, foram encaminhadas doações ao município de Rolante, no Vale do Paranhana. Um carro da Prefeitura e uma caminhonete da Defesa Civil de Estrela fizeram o transporte dos materiais arrecadados até o município. Rolante foi gravemente atingida pelas chuvas e enchente no final da semana passada, 15 mil pessoas foram atingidas, cerca de 70% da população. A agricultura, a indústria e o comércio foram prejudicados. Na pecuária, 90% do gado foi perdido.

As arrecadações foram reunidas pela comunidade taquariense que atendeu à campanha da Prefeitura. Na terça-feira, dia 10 de janeiro, foram entregues no Centro Esportivo Cristo Rei, em Rolante, colchões, materiais de higiene e limpeza, alimentos, roupas, louças e até brinquedos. No local, trabalham cerca de 40 voluntários que se revezam para receber, separar e encaminhar os materiais para as famílias atingidas.

As doações chegam de todos os lugares. Enquanto Taquari e Estrela descarregavam, uma família de Osório também estacionava pela segunda vez o carro junto ao Centro Esportivo de Rolante. “Agradecemos ao apoio de toda a comunidade que ajudou e também à Defesa Civil de Estrela que atendeu nosso chamado e possibilitou que pudéssemos levar todas as doações até Rolante. Essa corrente solidária entre os municípios é muito importante para que possamos amenizar os estragos desse tipo de tragédia”, afirmou o coordenador da Defesa Civil de Taquari, Leandro Bittencourt.

Entre os voluntários que trabalham no local, a dona Lia, de 72 anos, chama a atenção pela energia. Nascida e criada em Rolante, ela está desde domingo organizando as doações para as famílias atingidas pelas águas. “A gente fica muito feliz com todo mundo que chega aqui com doações. Eu estou ajudando organizando as roupas. O pessoal vem buscar e bagunça um pouco, mas eu organizo de novo. Na minha casa chegou só um pouco de água na garagem. Então porque não ajudar os outros? Muita gente perdeu tudo”, contou.

A campanha “Ajuda Rolante” tem um site na internet onde os interessados em colaborar podem conferir as informações atualizadas sobre as necessidades do município. O endereço é ajudarolante.com.br. Na página também constam informações de números de contato e avisos à comunidade.

Data de publicação: 11/01/2017

Créditos: Aline Ben