O prefeito Emanuel Hassen de Jesus, o Maneco, esteve no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, na manhã de segunda-feira, dia 9 de janeiro, participando de um evento do Governo Federal que marcou a entrega de uma nova ambulância para o Samu.

O prefeito Emanuel Hassen de Jesus, o Maneco, esteve no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, na manhã de segunda-feira, dia 9 de janeiro, participando de um evento do Governo Federal que marcou a entrega de uma nova ambulância para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Taquari. No total, 61 municípios foram contemplados no Estado.

Com a chegada do novo veículo, a antiga unidade fica à disposição da Secretaria de Saúde e Meio Ambiente para atender outras demandas do município. A renovação do Samu foi solicitada pela administração municipal ao Governo Federal ainda no início de 2016 através de um programa do Ministério da Saúde. “Somente no ano passado o nosso Samu atendeu quase 600 ocorrências em Taquari, salvando centenas de vidas. Essa aquisição é de extrema importância para a qualificação desse serviço”, apontou o prefeito.

O evento em Esteio contou com a presença do presidente Michel Temer, do governador do Estado José Ivo Sartori, do ministro da Saúde Ricardo Barros e do secretário da Saúde, João Gabbardo dos Reis. Ao todo, o programa entregará 340 veículos no Brasil.

Saiba mais

O Samu é um serviço gratuito 24 horas que presta orientações e envia, para atendimento, veículos tripulados por equipe capacitada. O serviço é acionado pelo telefone 192 e gerenciado por uma central de regulação das urgências. O programa é tripartite, União, Estado e municípios; faz atendimentos em qualquer lugar, residências, locais de trabalho e vias públicas; e conta com equipes que reúnem médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores socorristas.

Fonte: Assessoria de Imprensa e Governo do Estado

Data de publicação: 09/01/2017