O contribuinte pode aproveitar a comodidade de imprimir seu carnê de IPTU pela internet através do site da Prefeitura. Para isto, é necessário estar com o cadastro atualizado. Confira aqui o passo a passo.

Desde o dia 22 de dezembro já estão disponíveis para retirada os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de Taquari de 2017. Quem não tiver pendências com o município e quiser aproveitar o desconto de 25% na cota única deve realizar o pagamento até o dia 10 de janeiro. O carnê está disponível para retirada no Setor de Cadastro da Prefeitura, localizado no Centro Administrativo e funcionando das 7h às 13h. O contribuinte também pode aproveitar a comodidade de imprimir seu carnê pela internet através do site da Prefeitura. Para isto, é necessário estar com o cadastro atualizado. Confira o passo a passo:

1º passo: Acesse: e-cidadeonline.taquari.rs.gov.br ou clique no link “Serviços ao Cidadão” na página inicial do site da Prefeitura de Taquari: www.taquari.rs.gov.br.

2º passo: Clique na aba ''Tributos'', e em seguida clique em ''Contribuinte''.

3º passo: Insira seu CPF no campo correspondente ao mesmo. Vale salientar que apenas CPFs cadastrados no Setor de Cadastro da Prefeitura poderão fazer esse processo de maneira online, quem não tiver cadastro deve se dirigir ao setor. Após preencher o campo de CPF, clique em ''pesquisa''.

4º passo: Aparecerão as opções de IPTU, clique na opção correspondente ao ano que tiver o imposto a pagar (se aparecerem outros anos é que há dívida anterior a ser paga).

5º passo: Nessa página aparecerão todas as parcelas a serem pagas, tanto como seus vencimentos e outras informações. Clicando nos quadrados ao lado de cada parcela, você estará selecionando o item para ser emitido no boleto. Após selecionar qual parcela deseja pagar - ou caso deseje quitar tudo de uma vez só – deve-se clicar em ''Emite Boleto''.

6º passo: Após clicar no item ''Emite Boleto'', um arquivo de boleto será criado para impressão.

Também é possível acessar o site da Prefeitura e fazer o download do passo a passo com imagens para visualizar melhor o procedimento. As orientações estão disponíveis através do menu “O Município” e acessando “Serviços – IPTU”. O banner de capa do site da Prefeitura referente ao IPTU dá acesso direto à página de orientações.

Atenção aos prazos de pagamento

- Até dia 10 de janeiro de 2017, quem não possuir nenhum tipo de débito pendente com o município poderá quitar à vista seu IPTU na cota única com 25% de desconto. Não terá esse benefício o cidadão que efetuar o pagamento do imposto de maneira parcelada. A primeira das três parcelas, sem dedução nos valores, também vence em 10 de janeiro, a segunda em 10 de fevereiro, e a terceira em 10 de março;

- Os carnês estarão disponíveis para retirada no Setor de Cadastro da Prefeitura, a partir do dia 22 de dezembro. O Centro Administrativo atende em turno único, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. Porém, para efetuar o pagamento, o horário da Tesouraria vai até 12h30min;

- Os taquarienses que tiveram concedida sua isenção do IPTU para o ano de 2017 deverão, nos mesmos períodos citados acima, efetuar o pagamento referente à taxa de coleta de lixo.

Data de publicação: 26/12/2016

Créditos: Aline Ben