O principal cartão-postal de Taquari recebe, neste sábado e domingo, dias 10 e 11 de dezembro, inúmeras atividades recreativas, musicais, sociais, culturais e gastronômicas. Também está agendado um evento de carros e sons no Centro de Treinamento Pinheiros/Duttra e o Natal da Comunidade de Júlio de Castilhos, que precisou ser transferido após o mau tempo do último final de semana. Toda a programação faz parte da 25ª edição do Natal Açoriano em Terra Gaúcha.

Patrocinado pela empresa Taquari.Com, o projeto itinerante “Caravana do Bem” desembarca na cidade e, das 14h às 21h, traz à comunidade variadas opções de lazer para toda a família, como food trucks, músicas e encontro de motocicletas e carros. A ação, que acontece durante o sábado e o domingo, é gratuita. No entanto, a organização pede a colaboração de 1 kg de alimento não perecível que posteriormente será doado para entidades sociais. No domingo, a Taquari.Com ainda realiza uma programação especial com a disponibilização de brinquedos infláveis para as crianças.

No sábado, às 18h, o Rotaract Club promove a 2ª Pernada Solidária. O objetivo principal do evento é angariar fundos para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Taquari. Segundo os responsáveis, 50% da quantia arrecadada com a venda de apostas serão destinados à instituição taquariense. Da outra metade, 30% serão repassados ao End Polio Now, projeto do Rotary International, e os outros 20% serão o prêmio do maior acertador das apostas. Em caso de mais de um vencedor, o montante será dividido entre eles. Ao todo, são 17 categorias, com três participantes em cada, que correrão 100 metros na Rua Osvaldo Aranha.

A noite de sábado na Lagoa Armênia ainda reserva ao público a Parada Natalina, às 19h. Carregando o tema “Viva Intensamente em mil cores, porque a vida é um arco-íris que só você pode colorir”, o desfile terá seu início em frente à Câmara de Vereadores, passando pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e culminando na Praça da Bandeira. “Além de apresentar um grande trabalho realizado pelas escolas do município, o evento levará um toque diferenciado. Ao total, serão oito alas coreografadas”, promete a Secretaria de Educação, organizadora da Parada Natalina.

Logo após, às 21h, ocorre o acendimento oficial das luzes que decoram as árvores da lagoa. Ornamentadas por empresas, lojas do comércio local e comunidade em geral, elas vão ajudar a embelezar o ponto turístico mais visitado de Taquari. Na sequência, acontece a Noite Gospel com as bandas das igrejas do município entoando canções e louvores. Será um momento para enaltecer a fé e de confraternização entre os religiosos.

No domingo ainda acontecem o Encontro dos Açorianos do Asfalto, na Lagoa Armênia, durante a manhã e a tarde, o Encontro de Carros e Sons “Pro Racing”, no Centro de Treinamento Pinheiros Duttra, das 8h às 18h, e IX Natal Explosão de Fé e Tradição da Comunidade de Júlio de Castilhos, às 21h, no pátio da Escola Júlio de Castilhos. O Natal da comunidade de Júlio de Castilhos aconteceria no último sábado, dia 3, mas foi transferido devido ao mau tempo.

O 25º Natal Açoriano em Terra Gaúcha conta com a parceria do Governo do Estado, através da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), e com o apoio de Adama, Combustíveis Charrua, Loja Charme, Cooperativa Certaja e Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Rio Grande do Sul (Sescoop/RS).

Data de publicação: 08/12/2016

Créditos: Juliano Kern