O encontro foi realizado pela Rede Social de Proteção a Criança e ao Adolescente, que une membros da Secretaria de Educação, Conselho Tutelar e Assistência Social.

Foi realizada na última quarta-feira, dia 7 de dezembro, uma reunião no Centro de Referência Especializada de Assistência Social (Creas), tratando sobre questões envolvendo os direitos e deveres de crianças e de adolescentes de Taquari. O encontro foi realizado pela Rede Social de Proteção a Criança e ao Adolescente, que une membros da Secretaria de Educação, Conselho Tutelar e Assistência Social com o objetivo de formular um atendimento em comum para uma melhor abordagem nas questões envolvendo crianças e adolescentes no município.

Os representantes do Conselho Tutelar e do Creas já se reúnem semanalmente para tratar de situações envolvendo risco de violação de direitos nessas faixas etárias. O encontro dessa quarta-feira, em especial, com a presença da secretária de educação, Ana Paula Nunes Arnt, e do coordenador de Desenvolvimento Econômico e Social, Luciano Mega, foi estendido o teor das conversas para outras áreas. Foram discutidas questões envolvendo a evasão escolar e ações para solucionar esse problema, bem como o encaminhamento de Fichas de Comunicação de Alunos Infrequentes (Ficais) e requisições do Ministério Público.

Entre as definições do encontro, foi decidido que no início do ano letivo de 2017, os diretos e deveres da criança e do adolescente serão abordados na Jornada Pedagógica que será realizada com as equipes escolares pela Secretaria da Educação, em parceria com a Secretaria de Habitação e Assistência Social e o Conselho Tutelar. “É  fundamental  que  todas as áreas relacionadas à proteção a crianças e adolescentes trabalhem de forma conjunta, para garantir um atendimento integral e resolutivo, trazendo benefícios não  apenas  para os que necessitam da intervenção protetiva, mas, como um benefício para toda a sociedade”, afirmou Luciano.

Também estiveram presentes na reunião as conselheiras tutelares Ana Lúcia Lopes, Ivone Kannemberg, Marli Martins e Mara Pereira, a coordenadora do Creas e assistente social, Mara Kalkmann, a assistente social do Creas, Zilka Vargas, a psicóloga do Creas, Juliane Xavier.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Data de publicação: 08/12/2016

Créditos: Murilo Dannenberg

Créditos das Fotos: Murilo Dannenberg

Compartilhe!