Através de um estudo publicado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) e que faz uma radiografia da educação infantil no Rio Grande do Sul, Taquari demonstrou crescimento de 40% nos últimos anos em relação à oferta de vagas em creches. A pesquisa leva em consideração a importância da educação infantil para o desenvolvimento integral das crianças de zero a cinco anos e o papel da oferta de vagas nessa etapa da educação básica para a inserção das mães no mercado de trabalho. Os números dizem respeito aos anos de 2010 a 2015.

O prefeito Emanuel Hassen de Jesus, o Maneco, destaca que esses números já avançaram devido a inauguração da Escola Municipal de Ensino Infantil (Emei) Paulo Freire em 2016 que disponibilizou mais 100 vagas. “Para atender as crianças que ainda aguardam em lista de espera contamos com três obras em andamento para novas creches. Nosso projeto buscou recursos no Governo Federal e só foi prejudicado e sofreu com atrasos devido aos problemas com a construtora que assumiu a primeira creche, no loteamento do Parque do Meio. Estamos trabalhando para que essa obra seja concluída e, em conjunto com as duas novas creches que estão em construção nos bairros Leo Alvim Faller e Colônia Vinte de Setembro, possa zerar o déficit de vagas no município”, explica Maneco.

Cada uma das novas creches em construção em Taquari atenderá 120 crianças. Para total transparência do acompanhamento do preenchimento das vagas nas escolas de Ensino Infantil do município, a Prefeitura mantém uma lista de espera no site www.taquari.rs.gov.br, onde as informações são atualizadas semanalmente. O déficit de vagas no município no momento é de cerca de 250.

Data de publicação: 06/12/2016

Créditos: Aline Ben