O cuidado com o planeta, o uso seguro e eficiente de energia elétrica, o destino correto do lixo, o consumo consciente de água e as formas de mobilidade menos poluentes foram abordados de forma lúdica.

Cerca de 650 estudantes do Ensino Fundamental da rede pública de Taquari tiveram aulas diferenciadas nesta semana. O cuidado com o planeta, o uso seguro e eficiente de energia elétrica, o destino correto do lixo, o consumo consciente de água e as formas de mobilidade menos poluentes foram abordados de forma lúdica, por meio do espetáculo teatral e de dinâmicas e brincadeiras. As atividades fazem parte do projeto da RGE Sul, “Educar para Transformar”, que tem como objetivo inserir a temática da sustentabilidade no ambiente escolar, contribuindo para a formação de sociedades mais conscientes e comprometidas com o meio ambiente.

A iniciativa contou com o apoio da Secretaria de Educação, em especial para o envolvimento dos alunos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs). As atividades de segunda aconteceram no Ginásio de Esportes José Fritz Machado, no Parque de Exposições Nardy de Farias Alvim, e foram programadas para os alunos do 1º ao 5º ano da rede municipal de Ensino Fundamental. Na terça-feira, a programação foi voltada aos alunos da rede estadual e aconteceu no Ginásio de Esportes do Instituto Estadual de Educação Pereira Coruja.

A produtora responsável pelo evento, Paula Boscato, esteve em Taquari e falou sobre seu trabalho no projeto, os resultados percebidos e as impressões dos quatro anos de “Educar para Transformar”. Segundo ela, durante as atividades, as crianças costumam comentar sobre as atitudes delas no dia a dia, falam sobre as coisas que não tinham o conhecimento e acabavam fazendo errado e saem com impressões positivas das atividades. “Escolhemos as crianças justamente por isso. Elas são o agente transformador, são elas que vão para casa querendo colocar em prática o que aprenderam, e acabam cobrando os pais e até mesmo as escolas”, ressaltou Paula.

Além da criançada, o projeto realiza Seminários Regionais, que são atividades específicas para os educadores, nos quais são realizadas oficinas, workshops e debates que visam melhorar a capacidade educacional. A temática dos seminários deste último ciclo do projeto é “Educação para a Formação de Sociedades Sustentáveis”. Ao longo das atividades em Taquari, alunos e educadores também receberam materiais didáticos, a Revista do Aluno e a Revista do Professor, para fomentar a continuidade da proposta educativa nas instituições de ensino.

O “Educar para Transformar” vem obtendo bons resultados em suas edições. O projeto faz parte do Programa de Eficiência Energética da RGE Sul, iniciativa que contou com a participação de mais de 204 mil pessoas em 503 ações realizadas em 79 cidades nos seus dois primeiros ciclos. No momento, o projeto realiza a sua terceira edição, onde estão sendo percorridos 118 municípios até setembro de 2017, com a realização de 300 ações educativas totalmente gratuitas para as crianças.

Data de publicação: 30/11/2016

Créditos: Murilo Dannenberg