Na última quinta-feira, dia 24 de novembro, aconteceu a primeira reunião do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. O encontro foi realizado na Câmara de Vereadores, onde estiveram presentes os membros da coordenação do pacto no município, assim como os professores e educadores que fazem parte da sua rede de aplicação. Na ocasião, foi apresentada a esses profissionais a primeira tarefa do pacto e também foi realizado um treinamento introdutório ao sistema.

Os profissionais da educação da rede municipal de ensino conheceram como funciona o sistema do Pacto e, além disso, receberam um treinamento para realizar o uso correto das ferramentas. O primeiro passo a ser dado pelos educadores é a formação das turmas de alunos no sistema, para que depois seja realizado o acompanhamento do desempenho deles nas atividades realizadas nas disciplinas de Português e Matemática. Além do acompanhamento, a avaliação das crianças também é parte importante da tarefa.

Após a conclusão dessa atividade, será realizada uma nova reunião da coordenação com os professores, na qual serão debatidas as impressões da primeira atividade e passadas as instruções da próxima etapa do Pacto. A equipe responsável pela organização do compromisso em Taquari é formada por Rodrigo Rodrigues, responsável pela coordenação geral do programa, e pelas professoras Ana Cardoso e Janifer da Rosa Lang, que atuam como orientadoras para a rede de ensino.

Com aplicação nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) e na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa visa a alfabetização dos alunos do Ensino Fundamental até os oito anos de idade, ou até o terceiro ano. Para atender esse objetivo, são propostas umas séries de medidas e métodos de ensino que estimulem o desempenho e capacidade de estudo dos alunos.

Data de publicação: 28/11/2016

Créditos: Murilo Dannenberg