A Secretaria de Educação da Prefeitura de Taquari convida os alunos da rede pública a participar do projeto “Educar para Transformar”. Duas datas estão programadas para receber os estudantes taquarienses. No dia 28 de novembro os alunos das escolas municipais estão convidados a participar da iniciativa e no dia 29 é a vez das crianças que estudam na rede estadual. No primeiro dia as atividades acontecerão no Parque de Exposições Nardy de Farias Alvim, já no dia 29, a programação se dará no ginásio do Instituto Estadual de Educação Pereira Coruja. Os horários das atividades são das 8h30min às 11h e das 13h30min às 16h.

Atendendo os alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, o projeto da RGE Sul visa levar a essas crianças informações e conscientização sobre o uso seguro e eficiente de energia elétrica, o consumo consciente de recursos como a água, destinação correta de resíduos e também a redução de impactos na mobilidade urbana. Com programação na manhã e na tarde, a expectativa é alcançar cerca de 500 crianças por dia de atividades.

Objetivando o cuidado com a terra através de uma transformação social nas escolas, o projeto, além de atender as crianças através de círculos de contação de histórias e jogos colaborativos, busca também trabalhar com os professores. Os educadores podem participar de seminários com diversas oficinas, discussões e workshops abordando o assunto. Para os docentes de Taquari o seminário está marcado para o dia 15 de agosto de 2017.

Como o projeto vem obtendo bons resultados, com mais de 204 mil pessoas alcançadas em 503 ações realizadas em 79 cidades nos dois primeiros ciclos, a iniciativa está tendo continuidade agora com a realização do terceiro ciclo. Nessa nova etapa, que começou em setembro desse ano e vai até o mesmo mês de 2017, 118 municípios serão percorridos com a realização de 300 ações educativas gratuitas.

Data de publicação: 23/11/2016

Créditos: Murilo Dannenberg