A iniciativa faz parte do “Projeto Eco” que busca a conscientização e a formação de comportamentos ambientalmente corretos por parte dos alunos, através de atividades práticas e interativas, tais como a gincana.

A última semana foi marcada por uma iniciativa da Escola Estadual de Ensino Fundamental Antônio Leite Costa, que sabendo da importância da educação ambiental nos tempos atuais, promoveu uma Gincana Ambiental com os alunos do educandário. A iniciativa faz parte do “Projeto Eco” que busca a conscientização e a formação de comportamentos ambientalmente corretos por parte dos alunos, através de atividades práticas e interativas, tais como a gincana. 

As atividades começaram no dia 7 de novembro e se estenderam até a última sexta-feira, dia 11. Foram exigidas tarefas que envolviam a realização de ações com música, dança, produções de artes visuais e confecção de produtos através de materiais reciclados. Essas provas foram organizadas sempre sendo relacionadas com o tema do meio ambiente, com o intuito de contextualizar os alunos para a identificação de problemas ambientais. 

Participaram da gincana os estudantes de todas as turmas da escola, do pré-escolar ao 9º ano do Ensino Fundamental, divididos em equipes proporcionalmente mistas para que as tarefas fossem disputadas de forma equilibrada e com maior interação entre os alunos. As provas tiveram avaliação de quatro juradas, sendo elas as professoras Magda Hassen e Maria Consuelo Dias, a representante da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS-Ascar) de Taquari, Ana Claudia Desconsi, e também a coordenadora do Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura, Marília Souza. 

A professora e coordenadora das provas, Luísa Hauschild, explicou a importância de ações como essa, que promovem o aprendizado através de atividades atrativas. “O nosso propósito era unir toda a escola, durante uma semana, mantendo os estudantes envolvidos com o meio ambiente. O desafio é manter essa chama de preocupação viva nas nossas atitudes cotidianas”, ressaltou Luísa.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Data de publicação: 16/11/2016

Créditos: Murilo Dannenberg

Créditos das Fotos: Murilo Dannenberg

Compartilhe!