A Secretaria de Educação confirmou a continuidade da aplicação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. O pacto é um compromisso assumido pelo Governo Federal em conjunto com os Estados e municípios, cujo objetivo é garantir a alfabetização das crianças até os oito anos de idade, ou até o terceiro ano do Ensino Fundamental. Fazem parte do programa em Taquari as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Álvaro Halbert, Dom Pedro I, La Salle, Osvaldo Ferreira Brandão, Emílio Schenk, Pedro Pereira Machado e Timótheo Junqueira dos Santos. Também faz parte do Pacto a Associação de Pais e Amigos Excepcionais (Apae).

Durante reunião realizada na última sexta-feira, dia 11 de novembro, a pasta definiu a equipe responsável pelo funcionamento do pacto em Taquari, envolvendo a aplicação e a orientação do compromisso no município. A equipe de trabalho será formada por Rodrigo Rodrigues, responsável pela coordenação geral do programa e pelas professoras Ana Cardoso e Janifer da Rosa Lang, que atuarão como orientadoras para a rede de ensino. A equipe passou por curso de formação de 120 horas na Universidade de Caxias do Sul (UCS). A qualificação é fundamental para a capacitação desses profissionais, em especial para a orientação dos professores.

As atividades do pacto incluem a realização de reuniões semanais entre a equipe e cerca de 30 professores responsáveis por turmas do primeiro ao terceiro ano de toda a rede municipal de ensino. Nesses encontros, são debatidas novas formas de aplicar e reforçar o Ensino Infantil, utilizando métodos tanto práticos, quanto teóricos. Também são dadas orientações pedagógicas aos professores, auxiliando-os no trato com os alunos.

Os recursos utilizados no pacto, bem como todos os itens disponibilizados para as atividades, tais como apostilas, cadernos e demais materiais didáticos, são adquiridos via Governo Federal. Os professores que participam das reuniões e trabalham os métodos sugeridos ou decididos com suas turmas, também recebem bolsa através de recursos federais.

A secretária de Educação, Ana Paula Nunes Arnt, ressaltou que a adesão do pacto tem sido muito positiva para Taquari. “Vamos para o quarto ano trabalhando com o programa e isso tem uma grande importância. Nosso principal objetivo é a alfabetização das crianças ainda nos primeiros anos escolares”, reforçou a secretária.

Saiba mais

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso firmado pelo Governo Federal junto com os Estados e municípios. A premissa dele é alfabetização dos alunos do Ensino Fundamental até os oito anos de idade, ou até o terceiro ano. Para atender esse objetivo é proposta uma série de medidas e métodos de ensino que melhorem o desempenho e capacidade de estudo do aluno. Conforme determinado em sua descrição, seus quatro princípios básicos são:

1. O sistema de escrita alfabética é complexo e exige um ensino sistemático e problematizador;
  2. O desenvolvimento das capacidades de leitura e de produção de textos ocorre durante todo o processo de escolarização, mas deve ser iniciado logo no início da Educação Básica, garantindo acesso precoce a gêneros discursivos de circulação social e a situações de interação em que as crianças se reconheçam como protagonistas de suas próprias histórias;
  3. Conhecimentos oriundos das diferentes áreas podem e devem ser apropriados pelas crianças, de modo que elas possam ouvir, falar, ler, escrever sobre temas diversos e agir na sociedade;
  4. A ludicidade e o cuidado com as crianças são condições básicas nos processos de ensino e de aprendizagem.

Data de publicação: 14/11/2016

Créditos: Murilo Dannenberg