A Secretaria de Educação anunciou a adesão das escolas de Ensino Fundamental da rede municipal ao Programa do Governo Federal “Mais Educação”, edição de 2017. O programa tem como objetivo o desenvolvimento das capacidades do aluno em aprendizagem, em especial nas áreas de leitura, cálculo e escrita. Também amplia o período de permanência nas escolas, com a aplicação do turno integral.

As escolas que participarão do programa em 2017 são as Emefs Álvaro Haubert, La Salle, Osvaldo Ferreira Brandão, Emílio Schenk, Pedro Pereira Machado e Timótheo Junqueira dos Santos. A Emef Dom Pedro I não fará parte do programa devido a um dos critérios de adesão especificados pelo documento orientador do Ministério da Educação, o qual exige que a instituição de ensino tenha um mínimo de 20 alunos matriculados no ensino fundamental de acordo com o Censo do ano anterior. A escola Dom Pedro I consta com 18 estudantes matriculados.

No município, a adesão ao programa faz com que as escolas participantes acrescentem 15 horas de atividades em complemento às práticas escolares regulares. O aumento na carga horária é utilizado para a realização de acompanhamento pedagógico nas disciplinas de Português e Matemática, as quais devem ter duração de quatro horas cada. Também são realizadas oficinas que instituição pode escolher entre diversas atividades nas áreas de esportes, cultura e artes. Essas oficinas ocupam as sete horas restantes do cronograma do programa.

A escolha das atividades realizadas fica a cargo de cada escola, que define o que será realizado com base na realidade de seus alunos, escolhendo qual dinâmica e tipo de exercício terá mais resultados no desenvolvimento dos estudantes. A rede municipal de ensino faz adesão ao programa desde o ano 2013 e a partir daí diversas atividades já foram realizadas nas escolas do município.

Data de publicação: 11/11/2016

Créditos: Murilo Dannenberg