Investimento de R$ 8,4 milhões será aplicado em trajeto de 7,22 quilômetros, ligando os municípios de Taquari e Paverama.

Os maquinários voltaram a trabalhar na TQ 150, rodovia mais conhecida como Estrada de Aterrados, nesta quinta-feira, dia 3 de novembro. Em cerimônia realizada próxima ao trevo de Taquari, representantes do Governo do Estado e dos municípios beneficiados pela obra, formalizaram a retomada dos trabalhos, paralisados desde março de 2015. A conquista está sendo possível através de uma parceria entre o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) e as prefeituras de Taquari e Tabaí.

Ao todo, são 7,22 quilômetros que serão pavimentados entre o acesso municipal de Taquari, no entroncamento com a RSC-287, ao de Paverama, no cruzamento com a BR-386, na vizinha Tabaí. O investimento total ultrapassa os R$ 8,4 milhões, sendo R$ 5,8 milhões repassados pelo Daer, R$ 1,9 milhão de contrapartida de Taquari e R$ 714 mil de Tabaí.

A ligação asfáltica foi iniciada ainda em novembro de 2014, mas acabou paralisada em março de 2015 após a troca de governo no Estado. A retomada das obras foi autorizada novamente apenas um ano depois, forçando uma nova negociação com a empresa responsável. Após a atualização do valor de investimento e do projeto de engenharia, os trâmites burocráticos foram cumpridos, possibilitando a retomada dos trabalhos.

De acordo com o prefeito de Taquari, Emanuel Hassen de Jesus, o Maneco, a obra é de extrema importância para a instalação do novo distrito industrial, localizado próximo a via, e também para os atendimentos realizados pelo hospital do município, que hoje é referência em cinco especialidades na região. “Lutamos desde o início da nossa administração pela pavimentação da Estrada de Aterrados e sempre acreditamos que essa obra era possível. Hoje estamos aqui acompanhando o reinício dos trabalhos com ainda mais certeza de que essa conquista vai mudar não apenas a vida dos taquarienses, mas da população de toda a nossa região”, enfatizou Maneco.

Também estiveram presentes na cerimônia o diretor-geral do Daer, Rogério Uberti, os secretários estaduais de Transportes, Pedro Westhalen, e de Minas e Energia, Lucas Redecker, os deputados estaduais Adão Villaverde e Gilmar Sossela, o vice-prefeito de Taquari, André Brito e o prefeito de Paverama, Vanderlei Markus, além de vereadores e demais representantes dos municípios beneficiados pelo investimento, bem como da empresa Conpasul, responsável pela obra.

Data de publicação: 03/11/2016

Créditos: Aline Ben