O objetivo da reunião foi analisar a situação das especialidades que são oferecidas pela instituição, fortalecendo o diálogo das cidades na realização e no encaminhamento de cirurgias, consultas e procedimentos em que o hospital é referência.

Um encontro entre representantes de municípios com os quais o Instituto de Saúde e Educação Vida (Isev) é referência foi realizado na tarde da última quarta-feira, dia 5 de outubro, no salão do hospital de Taquari. O objetivo da reunião foi analisar a situação das especialidades que são oferecidas pela instituição, fortalecendo o diálogo das cidades na realização e no encaminhamento de cirurgias, consultas e procedimentos que são considerados referência no Isev taquariense.

“Nada melhor do que sentarmos para discutir estratégias de acompanhamento e decidir juntos como podemos prosseguir com nosso serviço”, afirmou a secretária adjunta da Secretaria da Saúde e Meio Ambiente de Taquari, Viviane Altenhofen. Ela destacou, ainda, que a projeção é realizar daqui a dois meses outro encontro para avaliar novamente o panorama dos hospitais conveniados. “O propósito é que, de fato, a gente funcione como um grupo de acompanhamento, verifique o que está sendo feito e se vamos conseguir manter o que estamos afirmando junto com nossos prestadores”, completou.

Durante a conversa, foi fixado um plano de recuperação das demandas de cirurgia de traumatologia que não foram plenamente cumpridas. A direção do hospital informou que já contratou dois novos profissionais específicos para a área, e ambos começam a atender a partir da próxima semana.

Em sua fala, o diretor administrativo do Isev, Vinícius Lange, salientou que o Governo do Estado voltou a efetuar repasses financeiros ao Isev. Segundo ele, o valor recebido a cada mês é de mais de R$ 150 mil. A quantia que ainda permanece atrasada, de acordo com Vinícius, gira em torno de R$ 800 mil. O município de Taquari envia mensalmente R$ 200 mil à instituição. Conforme o diretor, recursos oriundos da União também somam-se à arrecadação.

Ao final da reunião, as autoridades foram convidadas a conhecer a estrutura do Isev, incluindo as obras que estão em andamento na área de urgência e emergência, com a ampliação do espaço físico, novas instalações e materiais e a construção de um Centro de Imagem. Além do vice-prefeito, André Brito, e de representantes da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), estiveram presentes secretários de Saúde e profissionais de diversas cidades da região, como Colinas, Muçum, Roca Sales, Doutor Ricardo, Imigrante e Teutônia.

Data de publicação: 06/10/2016

Créditos: Juliano Kern