Sob a testemunha de autoridades municipais, secretários e vereadores, foi inaugurada no final da tarde de quinta-feira, dia 30 de junho, a Estratégia de Saúde da Família (ESF) Caieira/Praia. A unidade de mais de 370 m² também servirá de referência para o bairro Olaria.

Presidente da Associação dos Moradores do Bairro Caieira, Eduardo Carvalho se pronunciou em nome de todos os membros da instituição. “Esse momento é extremamente importante para nós da Caieira. Por isso, gostaria de deixar meu agradecimento à Prefeitura, que foi incansável na realização desse sonho. Tenho certeza de que essa ESF garantirá o benefício para aqueles que vierem a ser atendidos. Agradeço ainda pela liberdade que nos deram em poder escolher o nome do posto”, afirmou Eduardo.

Em reunião entre os residentes da Caieira, durante a semana, ficou definido que a ESF levará em destaque o nome de Maria Venilza da Silva, figura reconhecida por sua luta em favor do bairro. A escolha foi exaltada pelo prefeito Emanuel Hassen de Jesus, o Maneco, na cerimônia de abertura do posto. “É uma satisfação redobrada poder inaugurar essa unidade, principalmente porque será batizada com o nome de alguém do bairro, que é querida por todos até hoje. A ESF da Caieira e da Praia é uma das maiores de nossa rede de saúde, que já recebeu diversos investimentos, entre eles a construção de dez leitos em uma UTI (Unidade de Tratamento Intensivo), Centro de Imagem e área de urgência e emergência no Isev (Instituto de Saúde e Educação Vida)”, destacou o mandatário.

Para o chefe do Executivo taquariense, a partir de agora a comunidade da Caieira, da Praia e do bairro Olaria “terá um lugar mais amplo, confortável e moderno para ganhar assistência”. “As unidades de ESF possuem estruturas completas, com médicos, odontologistas, sala de vacinação, atendimento de enfermagem, agentes comunitários de saúde, entre outros profissionais. Esse posto atenderá aproximadamente três mil e quinhentas pessoas”, salientou.

O auditor da Secretaria da Saúde e Meio Ambiente, Edson Silva, lembrou que a ESF Caieira/Praia foi um dos primeiros projetos desenvolvidos pela equipe da pasta. “Para mim é uma satisfação inenarrável. Uma unidade básica de saúde, fazendo seu trabalho de maneira correta, buscando resolver os problemas de sua comunidade, na assistência primária, faz com que menos recursos sejam gastos em um cenário mais amplo”, disse.

Além de Maneco e Edson, participaram da solenidade o vice-prefeito, André Brito, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Francisco Gabriel de Carvalho, e integrantes das associações beneficiadas. Após o descerramento da tradicional fita vermelha que simboliza a inauguração, o público foi convidado a conhecer as instalações da unidade.

Fique por dentro

Além da ESF Praia/Caieira, outros postos já foram expandidos ou reformados em Taquari. Após passar por manutenção, a UBS do bairro Prado dobrou seu espaço físico, passando de 62,33 m² para 156,91 m². O valor total da obra chegou a R$ 140 mil, sendo R$ 100 mil pagos pelo Governo Federal e R$ 40 mil de contrapartida do município. A unidade foi reinaugurada em 1º de novembro de 2013. Já a ESF da Colônia Vinte de Setembro aumentou seu tamanho, de 93,93 m² para 181,74 m². A construção foi orçada em R$ 170 mil, sendo R$ 90 mil repassados por meio do Governo Federal e R$ 80 mil de contrapartida da Prefeitura.

A ESF do bairro Coqueiros triplicou seu espaço, passando de 49,89 m² para 155,45 m². O valor chegou a R$ 175 mil, sendo R$ 130 mil de recursos federais e R$ 45 mil de contrapartida do município. Na Leo Alvim Faller, mais de R$ 220 mil foram investidos para a instalação de uma unidade de saúde, através de parceria entre a Prefeitura de Taquari e o Governo Federal. Além disso, a administração municipal adquiriu o terreno para a construção do posto, que custou R$ 30 mil.

Atualmente, a Prefeitura tem ainda em construção a nova ESF da localidade de Amoras com quase R$ 350 mil de investimento do Ministério da Saúde. Também está sendo finalizada a unidade ESF do Rincão São José, onde foram aplicados quase R$ 430 mil de investimento da Secretaria Estadual da Saúde, somados a R$ 22 mil de contrapartida da Prefeitura. No Passo da Aldeia, também segue em andamento a ampliação da UBS, com aplicação de quase R$ 180 mil de recursos do Ministério da Saúde.

Data de publicação: 30/06/2016

Créditos: Juliano Kern