Impulsionada por um recurso de R$ 4 milhões, liberado através do Pmat, a administração municipal resolveu, na tarde de segunda-feira, dia 27 de junho, ao lado de representantes do Banco do Brasil, os detalhes que faltavam para o início das obras.

Impulsionada por um recurso de R$ 4 milhões, liberado através do Programa de Modernização da Administração Tributária e da Gestão dos Setores Sociais Básicos (PMAT), a administração municipal resolveu, na tarde de segunda-feira, dia 27 de junho, ao lado de representantes do Banco do Brasil, os detalhes que faltavam para o início das obras de conclusão do Centro Administrativo. A assinatura da documentação ocorreu na sala de reuniões do Executivo.

O Poder Público contou com a parceria do Banco do Brasil para viabilizar o investimento, que é oriundo do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Agora, vencidas todas as burocracias, começa a tomar forma a centralização das secretarias e dos setores municipais. Isso significa que, em breve, os departamentos da Prefeitura que prestam serviços diretos ao povo taquariense passarão a atender no mesmo lugar. “Além da finalização do Centro Administrativo, o programa Pmat vai nos possibilitar a aquisição de mobiliários e utensílios, veículos para o setor de Fiscalização, e a melhoria dos serviços de georreferenciamento e do software E-cidades. Também teremos a implantação da GED (Gestão Eletrônica de Documentos), com os dados e as leis municipais digitalizados à disposição de qualquer cidadão, e um maior controle de nosso patrimônio”, afirmou o prefeito Emanuel Hassen de Jesus, o Maneco.

Presente no encontro com a instituição financeira, o mandatário destacou que, a partir do momento em que a obra estiver pronta, a capacidade administrativa da Prefeitura será mais eficiente. “Junto com computadores novos, serão instalados três totens de auto-atendimento no próprio Centro Administrativo, já que os setores estarão centralizados no mesmo prédio, melhorando o atendimento à comunidade”, salientou Maneco.

Para os profissionais da agência bancária, a Prefeitura conseguiu fazer a diferença em meio ao atual momento econômico conturbado. “Fizemos questão de pessoalmente parabenizar a administração e os envolvidos nesse processo, que sabemos que será bem desenvolvido. Percebemos a satisfação de todos na formalização desse negócio e ficamos felizes em ver que a Prefeitura está se preocupando em reorganizar a casa. Nos colocamos à disposição e queremos que o banco seja sempre parceiro”, declararam os representantes.

Junto com o prefeito, participaram da reunião o vice-prefeito, André Brito, os secretários Geral de Governo, Jacinto Marros; da Fazenda, Adair Souza; de Planejamento e da Indústria e Comércio, Idemar Martini; de Administração e Recursos Humanos, Cláudio Roberto dos Santos; e de Habitação e Assistência Social, Arlete Prochnow, além do servidor da Prefeitura também responsável pelo projeto, Cássio Reis.

Do Banco do Brasil, estiveram presentes os gerentes de relacionamento de governo, João Dal Magro Jr. e Cristiane Vargas, o superintendente da regional de Novo Hamburgo, Luciano Damaren, o superintendente regional de governo, Vanderlei Barbiero, o gerente geral da agência de Taquari, Claiton de Azeredo, e o escriturário Jardel Santiago.

Saiba mais

Construído no ano de 1989, o prédio nomeado como Centro Administrativo Celso Luiz Martins é composto por cinco andares, mais o subsolo, e abriga diversos setores da Prefeitura. A obra, que desde então aguarda por uma finalização, teve a reforma iniciada com a realização de serviços de instalação de esquadrias (colocação de janelas). Logo depois, foi promovida pintura em toda a área externa. A ação vinha sendo bancada por meio de investimento próprio do Poder Executivo.

O Pmat é um programa do BNDES destinado a apoiar projetos de investimentos voltados à melhoria da eficiência, qualidade e transparência da gestão pública, visando à modernização da administração tributária e à qualificação do gasto público nos municípios.

Confira os detalhes do investimento possibilitado pelo PMAT

Obras civis, montagens e instalações no prédio: R$ 1.708.301,22

Móveis e utensílios: R$ 725.000,00

Software para inclusão de documentos digitalizados: R$ 150.000,00