Na terça-feira, dia 28 de junho, a administração municipal promoveu uma cerimônia para marcar a inauguração do Centro de Atenção Materno-Infantil, localizado junto a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Posto Central. A iniciativa consiste na implantação de uma equipe especializada de dois médicos da área de ginecologia e obstetrícia para prestarem toda a atenção necessária às gestantes do município.

De acordo com o auditor da Secretaria de Saúde e Meio Ambiente, Edson Silva, a reformulação tem o intuito de promover o acompanhamento à gestante, o encaminhamento ao parto, bem como a posterior atenção ao bebê. “Esse projeto não fica somente dentro da área materna, mas também é ligado à saúde infantil. É mais um passo que está se dando no desenvolvimento do nosso sistema público de saúde, sempre visando o melhor para quem tem menos”, afirmou Edson.

O prefeito Emanuel Hassen de Jesus, o Maneco, esteve no evento acompanhado do vice-prefeito André Brito, e falou sobre a dificuldade de conseguir médicos dessa especialidade, qualificados e com disponibilidade de trabalhar em Taquari. “Um dos maiores desafios na área da saúde de Taquari tem sido o investimento na especialidade de ginecologia e obstetrícia. Chegamos a fazer concursos públicos para obstetras, mas os que passaram não quiseram assumir. É muito difícil encontrar médicos com essa especialidade disponíveis, mas a estrutura que temos trabalhado em Taquari tem feito com que a cidade se torne atrativa para esses profissionais”, apontou Maneco.

O Centro de Atenção Materno-Infantil iniciará os atendimentos no dia 5 de julho com o objetivo de promover para as mães taquarienses um pré-natal com maior qualidade e segurança, contando com um suporte especializado e, futuramente, incluir atendimentos de pediatria. “Essas médicas não vem somente para fazer consultas. Elas vêm pra acompanhar, dar uma atenção em todo o processo da gestante”, ressaltou o prefeito.

Na ocasião, o diretor técnico do hospital Instituto de Saúde e Educação (Isev), João Carlos Dilli, destacou a importância da conquista. “Esse projeto vai tirar uma tensão minha e da equipe do hospital sobre os encaminhamentos de gestantes que procurarem atendimento no Isev. Para mim, especialmente, esse dia é muito importante porque sei que esse projeto vai dar certo”, afirmou Dilli.

Maneco aproveitou para lembrar que o município está ampliando a rede Estratégia Saúde da Família (ESF) de duas para seis unidades e que o Isev, em parceria com a administração municipal, foi equipado com arco cirúrgico e novo aparelho de raios-x digital, além de outros equipamentos. “Estamos com a obra de reforma e ampliação do hospital em andamento, onde passaremos a contar com Centro de Imagem e leitos de UTI. Mesmo com as dificuldades do último ano, com o compromisso do corpo clínico do Isev e de seus funcionários, temos conseguido manter os atendimentos nas especialidades em que o hospital é referência. Isso acontece ao mesmo tempo em que municípios como Montenegro e Teutônia interrompem seus atendimentos e Estrela e Lajeado diminuem a quantidade. Aqui na região só Taquari está ampliando os serviços em saúde e estamos investindo nisso porque é nessa área que as pessoas mais precisam”, afirmou.

Também estiveram presentes na ocasião, o diretor administrativo do Isev, Vinícius Lange, a secretária adjunta da Saúde e Meio Ambiente, Viviane Altenhofen, vereadores, secretários e funcionários municipais.

Data de publicação: 30/06/2016

Créditos: Aline Ben