Representantes da Osvaldo Ferreira Brandão, da La Salle, da Emílio Schenk e da Timótheo Junqueira dos Santos ajudaram a limpar uma das edificações do Idesc, antigo Seminário Seráfico.

Alunos e professores de quatro escolas municipais se reuniram em prol da preservação do patrimônio público na manhã de quarta-feira, dia 22 de junho. E o local escolhido não poderia ser mais emblemático. Representantes da Osvaldo Ferreira Brandão, da La Salle, da Emílio Schenk e da Timótheo Junqueira dos Santos ajudaram a limpar uma das edificações do Instituto de Pesquisa em Educação e Desenvolvimento no Cooperativismo (Idesc), antigo Seminário Seráfico São Francisco de Assis.

Na parte interior dos grandes prédios erguidos há décadas, é comum se deparar com papéis, livros e objetos de escritório, sempre acompanhados de muita sujeira e poeira. Contudo, o que mais impressionou os estudantes durante a visita à construção histórica foi o estado das estruturas das janelas, dos vidros, dos tetos e também dos corredores, alvos constantes de vandalismo.

“Mostramos todos os impactos que o prédio sofreu ao longo do tempo, muito mais como forma de conscientizar os alunos do que de limpeza. Eles ficaram impressionados com as atitudes negativas que outros jovens tomaram ao prejudicar essas instalações, tirando a valiosa oportunidade de outras pessoas utilizarem o lugar”, afirma o coordenador do Departamento de Defesa Civil, Leandro Bittencourt, um dos responsáveis pela iniciativa, ao lado da Secretaria de Educação.

Segundo Leandro, foram oferecidos todos os equipamentos de segurança apropriados para ocasião, como luvas e máscaras contra o acúmulo de pó. O lixo recolhido foi encaminhado para descarte pela equipe de limpeza da Prefeitura. O vice-prefeito André Brito e o secretário da Indústria e Comércio e de Planejamento, Idemar Martini, também estiveram acompanhando as atividades.

O prédio do Idesc retornou ao comando da administração municipal no final do ano passado após decisão judicial favorável ao município. As instalações ficaram anos abandonadas, não tiveram o uso adequado pela entidade que possuía os direitos de utilização e foram devolvidas em péssimo estado de conservação.

O prefeito Emanuel Hassen de Jesus, o Maneco, salientou a importância de envolver a juventude nesse processo de recuperação das instalações. “É através dos nossos jovens que devemos incentivar a preservação e o cuidado com espaços públicos e prédios históricos. É importante que desde cedo eles entendam como o descaso e o vandalismo podem prejudicar instalações que poderiam estar aptas para o desenvolvimento de diversas atividades”, afirmou Maneco.

Data de publicação: 22/06/2016

Créditos: Juliano Kern