A Câmara de Vereadores do município sediou, na última segunda-feira, dia 13 de junho, uma reunião entre representantes da rede de saúde de Taquari e integrantes do Centro de Atenção Psicossocial (Caps). O encontro, que debateu sobre o movimento da luta antimanicomial e a humanização dos tratamentos em saúde mental, também contou com a parceria da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).

Comandada pela palestrante Karla Gomes Nunes, a conversa levou ao público um histórico do movimento, com relatos de experiências profissionais e reflexões acerca da realidade em saúde mental. Professora adjunta do Departamento de Psicologia da Unisc, Karla ainda é coordenadora do projeto VICOM 2016 e doutora em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). Ela também possui experiência em docência, pesquisa, intervenção e assistência no campo das políticas públicas de saúde e de saúde mental.

O trabalho envolve as unidades de Estratégias de Saúde e Família (ESFs) de Taquari, e conta com o auxílio da universidade através do Grupo de Estágio Curricular e das supervisoras locais, as psicólogas Rosane Schvuchov e Ana Paula Porto. “A atividade ao lado das ESFs é importante devido à relação que o trabalho das unidades e também do Caps exerce na questão da saúde mental. O objetivo é que a parceria resulte em maiores possibilidades de atendimento e diálogos entre diferentes especialidades para atender melhor os pacientes”, explica a entidade.

A ação em conjunto entre Caps e Unisc tem como propósito abordar a questão de saúde mental e o apoio matricial, que é um processo pedagógico-terapêutico caracterizado pelo cuidado colaborativo entre a saúde mental e atenção primária. Também chamando de matriciamento, o procedimento ao longo dos últimos anos vem sendo aplicado em diversos municípios, e tem determinado o rumo de muitas experiências realizadas na área.

Data de publicação: 17/06/2016

Créditos: Juliano Kern