A situação de Taquari diante da propagação do mosquito Aedes aegypti na região foi tema de reunião na Prefeitura durante a manhã da última terça-feira, dia 31 de maio. Até então, as equipes haviam encontrado apenas alguns pontos de vetores do inseto, e a situação era considerada como “de risco”. Mas acabou se agravando. Após serem constatados dois novos focos em um raio onde havia outros, o município passou a ser enquadrado como “infestado”.

Para evitar que o número de espécies do transmissor da dengue, do zika vírus e da febre chikungunya aumente ainda mais, o prefeito Emanuel Hassen de Jesus, o Maneco, e o vice-prefeito, André Brito, se encontraram com membros da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS). Também estavam entre os presentes a chefe do Departamento de Vigilância Sanitária, Maria Izabel Appel, a agente de campo Cláudia Helena da Silva, e as representantes da CRS Lúcia Adriana Pereira Jungle, Carolina Brandt Gualdi e Flávia Bavaresco.

À frente da orientação e do monitoramento das ações relacionadas ao combate ao mosquito, a CRS decidiu, em conjunto com as autoridades taquarienses, reformular as diretrizes do plano que busca erradicar os focos dos insetos. No entanto, para que essa proposta tenha maior efetividade, espera-se que haja contribuição de órgãos e entidades públicas, assim como da comunidade.

Uma medida que já foi tomada é a remoção das 42 armadilhas que estavam espalhadas pela cidade, com exceção dos pontos estratégicos (cemitérios, borracharias etc.), que continuarão sendo monitorados, uma vez que se destinam à prevenção e não ao combate efetivo do Aedes.

A proliferação do mosquito tem acometido muitas cidades da região. Lajeado, Santa Cruz do Sul e Teutônia estão enfrentando situação semelhante. A 16ª Coordenadoria ressaltou que a população deve agir imediatamente, adotando medidas de prevenção nas residências e fora delas. “Grupos de gestantes e ainda de pessoas que pretendem viajar para outros municípios com frequência devem redobrar os cuidados e manter o corpo o mais protegido possível”, reforçou o órgão.

Veja algumas medidas de prevenção

- Mantenha tonéis e barris de água bem fechados.

- Lave regularmente os tanques utilizados para armazenar água.

- Mantenha caixas-d’água bem fechadas e utilize tela de proteção.

- Remova folhas e tudo que possa impedir que a água corra pelas calhas.

- Não deixe água acumulada em locais onde não há escoamento.

- Encha com areia os pratinhos dos vasos de plantas.

- Troque a água de plantas aquáticas e lave o recipiente semanalmente.

- Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira fechada.

- Feche bem os sacos de lixo e deixe-os fora do alcance de animais.

- Mantenha as garrafas com o bico virado para baixo.

- Pneus devem ser acondicionados em locais cobertos.

- Faça manutenção da piscina ou de fontes utilizando produtos adequados.

- Se o ralo não abrir e nem fechar, coloque uma tela fina para impedir o acesso do mosquito à água.

- Coloque areia em qualquer objeto que possa acumular água.

- Não deixe acumular água em folhas secas ou tampas de garrafa.

- Vasos sanitários fora de uso devem ser tampados e verificados semanalmente.

- Limpe a bandeja do ar-condicionado.

- Lonas que estiverem cobrindo objetos ou entulhos devem ser bem esticadas.

Data de publicação: 04/06/2016

Créditos: Juliano Kern e Murilo Dannenberg