A administração municipal, em virtude de comunicado expedido pelo Ministério Público (MP), resolveu suspender a circulação do jornal O Açoriano a partir desta semana, se estendendo a decisão até a passagem do período de realização das eleições municipais.

A administração municipal, em virtude de comunicado expedido pelo Ministério Público (MP), resolveu suspender a circulação do jornal “O Açoriano” a partir desta semana, se estendendo a decisão até a passagem do período de realização das eleições municipais. O comunicado do MP faz um alerta aos veículos de imprensa de que, com o início do período eleitoral, deve ser mantida uma postura considerada neutra e isenta.

Como o semanário é vinculado àEmpresa Jornalística e de Radiofusão Açoriana (Ejora) e consequentemente administrado pelo poder público, a suspensão de sua circulação é uma medida que visa eliminar quaisquer possibilidades de interpretação de uso indevido da máquina pública. “Todos nós sabemos que já ocorreram casos aqui no município em que os prefeitos sofreram com processos de cassação devido ao uso inadequado do jornal. Então, como forma de precaução, e para evitar que existam interpretações de que o jornal está sendo utilizado para benefício de alguma candidatura ou para prejuízo de outra tomamos a decisão de suspender a circulação do O Açoriano”,explicou o prefeito Emanuel Hassen de Jesus, o Maneco,durante reunião no Centro Administrativo na quarta-feira, dia 1º de junho.

A Rádio Açoriana continuará no ar com sua programação voltada ao entretenimento e com a veiculação de programas das igrejas do município. A equipe de servidores será reduzida e os profissionais que atuavam no jornal e na rádiopassam a trabalhar mais ativamente na produção da rádio, atividade que já realizavam em menor número de horas dedicadas.

A direção da Ejora informou ainda que os assinantes do semanário irão receber o comunicado oficial do jornal e os que já haviam quitado suas assinaturas com antecedência serão ressarcidos. Os anunciantes também estão sendo contatados individualmente para terem sua situação regularizada.

Data de publicação: 03/06/2016

Créditos: Murilo Dannenberg