A equipe recebeu uma placa que será fixada na unidade e um computador e uma impressora, materiais escolhidos pelos próprios servidores para qualificar o trabalho realizado por eles na unidade.

A equipe da unidade Estratégia Saúde da Família (ESF) do bairro Colônia Vinte de Setembro foi homenageada pela Prefeitura de Taquari na última semana com o prêmio ESF VIP 2015. A cerimônia de premiação e a confraternização aconteceu na noite de terça-feira, dia 31 de maio, no Galpão da Culinária Gaúcha. Na ocasião, a equipe recebeu uma placa que será fixada na unidade e um computador e uma impressora, materiais escolhidos pelos próprios servidores para qualificar o trabalho realizado por eles na unidade. As verbas da premiação são oriundas do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica (Pmaq).

O auditor da Secretaria da Saúde e Meio Ambiente, Edson Silva, explicou que a premiação foi implantada como uma forma de valorizar e incentivar o trabalho dos servidores. “Resolvemos que devíamos premiar as unidades que tivessem um bom atendimento porque não poderíamos apenas criticar as ESFs, tínhamos também que premiar as unidades que se destacassem. Então criamos vários critérios que foram utilizados para avaliação também para saber como é o desempenho de cada ESF em cada área”, explicou Edson.

A ESF da Colônia Vinte de Setembro se destacou em todos os requisitos elencados pela Secretaria de Saúde e Meio Ambiente e conseguiu melhorar o atendimento da unidade de acordo com o Pmaq. Foram avaliadas questões como o desempenho da unidade dentro dos indicadores de saúde do município, atendimento, reclamações e nível de satisfação dos usuários, trabalho em equipe e números de atendimento referentes a acompanhamentos do Bolsa Família, pessoas atendidas pela ESF, visitas domiciliares, visitas dos agentes de saúde, vacinas aplicadas e exames pré-câncer, bem como os atendimentos de escovação assistida, a implantação de programas de atenção básica e a inovação na implantação desses programas, entre outros requisitos.

A unidade premiada pelo ESF VIP 2015 foi reformada e ampliada na última gestão, sendo reinaugurada em novembro de 2013. O espaço físico dobrou, passando de 62,33 m² para 156,91m², com investimento total de R$ 140 mil, onde R$ 100 mil foram destinados pelo Governo Federal e R$ 40 mil de contrapartida da Prefeitura. Além disso, o ambiente foi reinstalado com equipamentos e mobiliário novos.

O prefeito Emanuel Hassen de Jesus, o Maneco, esteve presente na cerimônia entregando a premiação para a equipe de servidores, destacou os investimentos realizados na saúde do município nos últimos anos e apontou a importância do material humano na qualificação do atendimento em saúde. “Hoje nós temos 90% do município coberto por agentes de saúde, postos construídos ou reformados em todas as regiões da cidade e materiais novos para trabalho dos nossos profissionais. Mas tudo isso não seria suficiente se o esforço dos servidores que trabalham para o município com cuidado e atenção com os pacientes não fosse um destaque”, afirmou.

Para Maneco o momento foi de valorizar o trabalho de todos os servidores da saúde de Taquari, e em destaque para os vencedores do ESF VIP 2015. “O único caminho possível é qualificar cada vez mais o atendimento da saúde. É isso que as pessoas merecem. É isso que um filho nosso merece quando precisa de atendimento médico. A saúde do município não pode ter serviços cortados, precisa é ser qualificada cada vez mais. Nosso sonho é que, em qualquer momento, qualquer taquariense possa procurar atendimento nas unidades de saúde e ser prontamente atendido sempre que necessário. E vamos continuar trabalhando para isso, na qualificação da nossa saúde”, finalizou Maneco.

A enfermeira responsável pela ESF, Raquel Mayer, aproveitou a oportunidade também para destacar o trabalho da equipe. “Se não fosse toda a equipe unida para fazer esse trabalho, que é muito gratificante para a gente, nós não conseguiríamos nos destacar desta forma e receber esse prêmio. Por isso eu queria agradecer a nossa equipe e dizer que nós vamos tentar novamente nos destacar em 2016 não por causa do prêmio, mas porque fazemos isso por amor”, afirmou Raquel.

Também participaram da cerimônia a equipe da ESF Colônia Vinte de Setembro, o vice-prefeito André Brito, demais servidores da Secretaria da Saúde e Meio Ambiente, secretários municipais e vereadores.

Confira os nomes dos servidores homenageados pela premiação do ESF VIP 2015, conferida a unidade da Colônia Vinte de Setembro.

Bruna Elisa da Silva (odontologia)
Camila Pereira dos Santos (agente de saúde )
Caroline Reis Gerhardt (médica de família)
Cláudia Martins (pediatra)