Devem ser imunizados animais de todas as idades, a partir do 1° dia de vida. Em Taquari, 13,8 mil bois devem receber a vacina. Em todo o Rio Grande do Sul, o rebanho bovino chega a 14 milhões.

A primeira etapa da campanha anual de vacinação contra febre aftosa já foi iniciada e se estende até o dia 31 de maio em todo o Estado. Devem ser imunizados animais de todas as idades, a partir do 1° dia de vida. Em Taquari, 13,8 mil bois devem receber a vacina. Em todo o Rio Grande do Sul, o rebanho bovino chega a 14 milhões.

Os produtores que têm até dez cabeças de gado, e são inscritos no Programa Nacional de apoio à Agricultura Familiar (Pronaf) ou no Programa Estadual de Desenvolvimento da Pecuária de Corte Familiar (PecFam), recebem gratuitamente as doses a serem aplicadas nos animais. Quem não tem cadastro, deve comprar a vacina em agropecuárias cadastradas e levar nota até a Inspetoria Veterinária comprovando a compra. Um frasco contém dez doses e custa cerca de R$ 20.

Atualmente o Estado é considerado “zona livre de aftosa com vacinação”, pois desde 2002 não há circulação viral. Daí a importância de todos os produtores vacinarem seus animais. A veterinária responsável pela Inspetoria, Cecília Mota Nogueira, explica que os animais que têm a doença apresentam lesões na boca (afta ou úlceras), baba, feridas nos cascos e perda peso (em função das feridas na boca, os animais param de se alimentar). “A imunidade vai baixando e o animal só vai degradando. A intensidade da doença é muito variável. A mortalidade é mais elevada em animais mais jovens. E os animais curados podem contaminar animais sadios, pois se tornam portadores”, explica, frisando que esta doença é altamente contagiosa.

Mais informações sobre a vacinação poderão ser obtidas na Inspetoria Veterinária de Taquari, na Rua Sete de Setembro, 1764, Centro, junto ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min; ou pelo telefone 3653.1724.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Data de publicação: 02/05/2016

Créditos: Jornal O Açoriano

Compartilhe!