Considerado um dos pilares da atual administração, o programa “Todos com Escritura” segue em andamento em Taquari, buscando regularizar a situação de diversas áreas e terrenos que não possuem documentação. Depois de visitarem residentes da Rua Cecília Dória Labres, no bairro Caieira, representantes da Secretaria de Habitação e Assistência Social se reuniram com moradores da comunidade de São Francisco na última quinta-feira, dia 28 de abril.

Segundo a secretária da pasta, Arlete Prochnow, mais dois encontros devem ser agendados com a população daquele local durante a próxima semana, no Centro Comunitário São Francisco. “O objetivo da Prefeitura é promover o cadastro social de cada cidadão, coletando informações e documentos. Após essa etapa, um geógrafo fará a medição das áreas”, destaca Arlete.

Garante o prefeito Emanuel Hassen de Jesus, o Maneco, que esse processo acontecerá por todo o município, nos locais em que ainda são constatadas irregularidades. “Atualmente, o morador não tem a comprovação de ser o dono do imóvel, não tem a opção de tirar financiamento ou vender desse modo. Isso traz consequências a Taquari: a movimentação do comércio reduz; aumentam-se os gastos com reformas e, consequentemente, com mão de obra. Também ficamos impedidos de oferecer melhorias”, afirma o chefe do Executivo.

O mandatário taquariense ainda salienta que a iniciativa em muito vai depender dos próprios moradores, que vão ter de confirmar seus dados às autoridades, “para evitar maiores transtornos, como alguém achar um terreno baldio e dizer que reside no local há anos”.

Data de publicação: 01/05/2016

Créditos: Juliano Kern