Intensificada nos últimos meses em razão da grande proliferação do vírus por praticamente todas as regiões do Brasil, a campanha de ações contra o mosquito Aedes aegypti foi reforçada em Taquari nesta semana, mobilizando profissionais da Prefeitura Municipal. Agentes de saúde do município encontraram três larvas e uma espécie do inseto já desenvolvida, nos bairros Coqueiros e Prado. Na última semana, um possível caso de infecção também foi encaminhado para ser examinado.

Durante as visitas que realiza regularmente nas casas e também nas áreas que apresentam maiores possibilidades de risco, a agente de campo Cláudia Helena da Silva descobriu, no bairro Prado, aos fundos de um comércio, um local repleto de entulhos, madeiras, garrafas, aparelhos eletrodomésticos e objetos bastante danificados pelo avanço do tempo. “Acabei encontrando um mosquito já em fase avançada, até então suspeito de ser o Aedes aegypti. A partir daí, tomamos as devidas providências para averiguar o caso”, afirmou.

Imediatamente, após o recolhimento e o encaminhamento da amostra para análise da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde, foi confirmado no diagnóstico que se tratava do inseto transmissor da dengue, da febre chikungunya e do zika vírus. Tão logo obtiveram em mãos o resultado positivo do órgão, Cláudia e os departamentos de Meio Ambiente e da Vigilância Sanitária trataram de reunir as agentes espalhadas pelos postos de saúde do município para executar um trabalho de prevenção e conscientização com os moradores, especialmente em um raio de 300 metros perto do lugar atingido.

Na manhã da última quinta-feira, dia 31 de março, novos laudos foram remetidos pela 16ª Coordenadoria Regional de Saúde ao Departamento de Meio Ambiente. Eles atestam o aparecimento de três larvas do mosquito no bairro Coqueiros: uma encontrada em residência na Avenida Açorianos, e outras duas achadas em casa na Rua Mario de Freitas.

O objetivo agora, segundo Cláudia, é unir toda a comunidade para não deixar que o mosquito se espalhe pelos demais bairros taquarienses. “O fato ao qual devemos nos ater no momento é de que o Aedes aegypti já chegou ao município, ainda que tenhamos encontrado apenas um inseto e três larvas do transmissor dessas doenças. Estamos verificando junto à Secretaria da Saúde um possível caso de contaminação, por isso pedimos para cada um cuidar ao máximo de sua residência e evitar a água parada em vasos, plantas, pneus etc. É muito mais fácil prevenir do que remediar”, declarou a agente.

A prevenção é a única arma contra a doença

A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acumulação de água, locais propícios para a criação do mosquito manipulador da doença. “Para isso, é importante não acumular a água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d’água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros”, explica o Governo Federal.

O Aedes aegypti é um mosquito doméstico; vive dentro ou ao redor de casa ou de outras construções frequentadas por humanos, como estabelecimentos comerciais e escolas, por exemplo. Ou seja: ele está sempre perto do homem e não se aventura às matas. Tem hábitos preferencialmente diurnos e alimenta-se de sangue humano, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer. Mas, como é oportunista, pode picar à noite, quando uma pessoa se aproxima muito do local onde o mosquito se esconde, como embaixo de móveis.

Os ovos levam, em média, de oito a doze dias para enfim se transformarem em mosquitos adultos capazes de infectar o homem. O ciclo pode variar de acordo com as condições climáticas de cada cidade, a disponibilidade de alimentos e a quantidade de larvas existentes no mesmo criadouro.

A Secretaria da Saúde e Meio Ambiente está atenta nesse sentido. Conforme Cláudia, as ações preventivas em Taquari abrangem desde conscientização em escolas, panfletagem, visitas em casas e denúncias, além do serviço composto por 42 armadilhas e 39 pontos considerados estratégicos, como cemitérios, borracharias e depósitos de materiais e reciclagens.

Saiba como denunciar

Quem avistar terrenos ou alguma região que represente perigo de disseminação do Aedes aegypti pode entrar em contato com o Poder Público, através do Departamento de Meio Ambiente. Para prestar queixa, basta comparecer ao subsolo do Centro Administrativo da Prefeitura entre segunda e sexta-feira, das 8h às 12h ou das 13h30min às 16h30min, ou ligar diretamente para o número 0800.645.3308, das 8h às 17h30min.

A administração também possui canais oficiais nas redes sociais. Denúncias são aceitas pelo Facebook (www.facebook.com/PrefeituraTaquari), pelo Instagram (www.instagram.com/PrefeituraTaquari), ou ainda por meio do Twitter, no endereço www.twitter.com/PrefaTaquari.

Data de publicação: 31/03/2016

Créditos: Juliano Kern