Os contribuintes taquarienses ganharam um prazo maior para quitar os débitos referentes ao Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2016. A administração municipal estendeu para dia 7 de abril a data de vencimento do tributo na cota única, com 25% de desconto. O pagamento do imposto parcelado também teve as datas prorrogadas.

Conforme o secretário de Administração e Recursos Humanos, Cláudio Roberto dos Santos, a prorrogação possibilita mais comodidade e tempo hábil para os contribuintes retirarem seus carnês, atualizarem suas informações no cadastro da Prefeitura (quando necessário) e fazerem o pagamento aproveitando o prazo de desconto na cota única. “Com essa alteração que estamos propondo, o imposto deste ano poderá ser liquidado com 25% de desconto na cota única até dia 7 de abril. É uma medida que encontramos para que o cidadão tenha tempo de usufruir desse benefício”, afirma Cláudio.

Quem preferir dividir o pagamento do imposto não receberá o desconto de 25%, mas, em contrapartida, terá a oportunidade de parcelamento em até três vezes, com o primeiro vencimento para dia 7 de abril, o segundo para 6 de maio e o terceiro para 7 de junho.

Ainda segundo Cláudio, é importante que a comunidade fique atenta e compareça à Prefeitura para ficar em dia com o município. “Ressaltamos e frisamos a importância de a população estar com a situação regularizada e com seu cadastro atualizado. Às vezes a espera na fila se torna cansativa pelo fato de que muitos contribuintes não estão com seus dados registrados corretamente em nosso sistema”, diz o secretário.

Nas situações em que é necessária a atualização cadastral, o proprietário do imóvel deve apresentar CPF e identidade. Em casos em que o imóvel esteja cadastrado no nome de um proprietário que tenha falecido, é necessária a apresentação dos documentos de partilha ou certidão de óbito e CPF, identidade e comprovante de residência do(s) herdeiro(s).

O Setor de Cadastro segue atendendo à população no Centro Administrativo, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h na parte da manhã e das 13h30min às 16h30min à tarde. Os carnês podem ser retirados na Prefeitura ou impressos na internet, pelo site www.taquari.rs.gov.br.

Já retirei meu carnê com vencimento para o dia 10. Como faço para pagar?

Quem efetuou a retirada do carnê antes do anúncio da prorrogação do prazo e ainda não fez o pagamento pode comparecer ao Setor de Cadastro da Prefeitura Municipal para que seja emitido um novo boleto, com os prazos devidamente atualizados. “Esse caso se aplica tanto para o pagamento na cota única, com 25% de desconto, quanto para a opção de parcelamento, disponível em até três vezes”, finaliza Cláudio.

Impressão do carnê pela internet

Para emitir seu carnê pela internet, através do portal "Serviços ao Cidadão", acesse http://e-cidadeonline.taquari.rs.gov.br, clique na aba “TRIBUTOS” e, em seguida, em “CONTRIBUINTE”. Logo depois, digite o número de seu CPF ou de seu CNPJ. Saiba em detalhes como imprimir o carnê pelo portal fazendo o download do passo a passo, à disposição no link http://goo.gl/dpNztJ.

Locais de pagamento

Até a data de vencimento, o imposto pode ser quitado em qualquer agência bancária ou lotérica. Dentro do prazo e também após, o IPTU pode ser pago diretamente no Caixa da Prefeitura Municipal, que funciona junto ao Centro Administrativo. O horário de atendimento externo vai das 8h15min às 12h e das 13h30min às 15h30min.

Dúvidas

A Prefeitura Municipal disponibilizou um e-mail exclusivo para contato de quem ainda possuir dúvidas acerca do pagamento do IPTU de 2016. Envie seu questionamento para o endereço iptu@taquari.rs.gov.br.

Data de publicação: 11/03/2016

Créditos: Juliano Kern