Durante os dias 3, 4 e 5 de novembro aconteceu em Porto Alegre a XI Conferência Estadual da Assistência Social.

Durante os dias 3, 4 e 5 de novembro aconteceu em Porto Alegre a XI Conferência Estadual da Assistência Social. O município de Taquari foi representado na conferência pelas delegadas eleitas na Conferência Municipal, a secretária de Habitação e Assistência Social, Arlete Prochnow e a conselheira Ana Claudia Desconsi. O tema principal do evento tratou do Sistema Único de Assistência Social (Suas): “O Suas que temos e o Suas que queremos - Consolidar o Suas de vez rumo a 2026”.

Na abertura do encontro, o secretário estadual da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social Miki Breier salientou a questão da diminuição de recursos repassados pelo Estado aos municípios. Durante a conferência foi unânime a fala dos técnicos, usuários e delegados de que a assistência social deve consolidar-se como política pública prioritária. Atualmente, 420 mil famílias estão cadastradas no Estado para o recebimento de benefícios sociais. “Prioridade quer dizer recursos para as ações, políticas específicas e investimentos no atendimento aos que mais precisam. Sem isso, todas as outras áreas continuarão sobrecarregadas”, disse o secretário.

De acordo com a secretária de Habitação e Assistência Social, Arlete Prochnow, o destaque da conferência foi a participação dos usuários do sistema e que são parte da discussão da política de assistência social e não somente recebedores dos serviços ofertados. “Essa postura possibilita um diálogo aberto, franco e nos encaminha para o fim do assistencialismo e coloca o ser humano como prioridade e sujeito da sua própria história”, acredita Arlete.

Dos 497 municípios do Rio Grande do Sul, somente oito ainda não aderiram à política de Assistência Social. Taquari está entre os 489 municípios que possuem o Centro de Referência em Assistência Social (Cras) e entre os 116 que têm o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) em funcionamento.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Data de publicação: 12/11/2015

Créditos: Aline Ben

Créditos das Fotos: Divulgação

Compartilhe!