Primeira eleição do Conselho Tutelar de Taquari levou exatamente 4.396 pessoas ao Ginásio de Esportes José Fritz Machado no último domingo, dia 4 de outubro.

Surpreendente. Assim é que se pode definir a primeira eleição do Conselho Tutelar de Taquari que, mesmo sendo facultativa, levou exatamente 4.396 pessoas ao Ginásio de Esportes José Fritz Machado no último domingo, dia 4 de outubro. A estimativa inicial de público feita pelos organizadores antes do evento foi facilmente ultrapassada na medida em que as horas avançaram. Mesmo ainda desgastados em função da grande demanda de trabalho, Cássio Reis e Luciano Farias Mega, membros da comissão eleitoral e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), relatam os pontos positivos e negativos do pleito e traçam metas para o futuro, sem esquecer algumas polêmicas que cercaram a disputa.

A apuração, que começou logo após as 19h, invadiu a madrugada e só acabou depois das 4h da manhã do dia seguinte. Escrutinadores se dividiram em quatro grupos para dar conta das oito urnas colocadas à disposição do público. Ao todo, mais de sete mil cédulas foram impressas. Com o maior contingente de pessoas registrado na parte manhã, os responsáveis acreditavam que, à tarde, o fluxo amenizaria. Mas a história se repetiu. “Abrimos o ginásio às 8h e já havia em torno de 50 pessoas esperando. Depois do meio-dia, pensávamos que tudo ia acalmar, mas não foi bem assim. A movimentação se estendeu até as 17h, quando fechamos as portas. Por tudo isso, ficamos positivamente surpresos com a repercussão da eleição e com a adesão da comunidade”, afirma Luciano.

Com 100% das urnas apuradas, saíram vitoriosos os candidatos Alvinho (1.086 votos), Rosinha (944 votos), Ivone (923 votos), Mara do Valmir Pinturas (785 votos) e Ana do Bujão (749 votos). Na suplência ficaram Didi (659 votos), Nara Haetinger (658 votos), Fabrícia da Escola Pinheiros/Duttra (642 votos), Tânia Andrade (633 votos) e Claudio Roberto Bahia Nascimento (605 votos). Segundo aponta o edital, a homologação do processo eletivo acontece em 22 de outubro. Os conselheiros eleitos tomam posse no dia 10 de janeiro de 2016, com mandato válido por quatro anos. Além de uma remuneração de R$ 1.859,04, eles terão direito a gozo de férias anuais remuneradas, com acréscimo de um terço sobre o pagamento mensal, a afastamento por ocasião de licença-maternidade, custeada pelo regime de previdência a que estiverem vinculados, à licença-paternidade de cinco dias e à décima terceira gratificação no mês de dezembro de cada ano.

Cássio afirma que há uma explicação para a grande quantidade de votos em branco, alvo de bastante discussão depois da divulgação das parciais. Segundo ele, para que se pudesse fechar a soma total, nas cédulas com menos de cinco votos os faltantes eram considerados “brancos”. “É um procedimento que julgamos ser correto, que evita dúvidas. Como a regra era escolher até cinco candidatos, tivemos muita gente votando em apenas um. Então, no momento da apuração, esse candidato ganhou um voto e os outros quatro foram computados como branco. Assim ocorreu com praticamente todas as urnas”, conta.

Segundo Luciano, foram anuladas as cédulas que apresentaram algum tipo de rasura, identificação de eleitor ou até mesmo seis ou mais votos. “É importante frisar que todos os fiscais e os próprios candidatos que lá estavam discutiram e decidiram sobre os brancos e nulos. Tudo foi amplamente debatido entre eles, e em alguns momentos a comissão foi chamada para avaliar. Os fiscais, como em qualquer eleição, tinham poder de parar a contagem e contestar o voto. Mas a decisão final era dos mesários”, salienta.

“Não esperávamos tantas pessoas”

Antes da realização da eleição, nem o mais otimista dos organizadores apostava que o total de eleitores presentes romperia a marca de quatro mil. Para Cássio, esse feito evidencia a importância do cargo de conselheiro tutelar. “Lógico que contávamos com a possibilidade de alcançar um bom número de eleitores, mas mais de quatro mil surpreendeu a tudo e todos, pois houve uma mobilização muito grande. Nós, da comissão eleitoral, ficamos extremamente contentes”, comemora.

Entretanto, devido ao fato de o evento ter sido promovido pela primeira vez, nem tudo ocorreu de modo perfeito. De acordo com Cássio e Luciano, a comissão eleitoral acolheu todas as críticas e sugestões sobre a logística e a sistemática de votação, para que sejam aprimoradas em uma próxima oportunidade. “É óbvio que muitas coisas serviram como aprendizado, e vamos procurar melhorar. Por exemplo, aumentaremos o número de urnas para diminuir as filas e pensaremos em, talvez, organizar tudo em um local mais amplo. Optamos pelo pavilhão para centralizar o processo e, por ser um lugar coberto, evitar que os eleitores pegassem chuva. Isso, felizmente, acabou não ocorrendo”, revelam.

Por que não foram usadas urnas eletrônicas

A reclamação mais recorrente da população que esteve no ginásio remete-se à utilização de urnas eletrônicas durante a votação. Luciano reconhece que os aparelhos facilitariam o processo de escolha dos concorrentes, impedindo que as pessoas viessem a perder tempo procurando o número de seu candidato na cédula. Mas, em contrapartida, o conselheiro destaca que elas foram solicitadas ao Cartório Eleitoral em tempo hábil, contudo, o órgão se negou a atender ao pedido, sob a alegação de que o município teria uma quantidade baixa de eleitores aptos a votar.

“Os quase cinco mil votantes que marcaram presença no pleito representam mais de 20% do eleitorado de Taquari. Além disso, mais de 20 mil estavam aptos, e tivemos de imprimir sete mil cédulas. Vamos usar isso como argumento na próxima vez. Com a urna eletrônica o processo de votação teria filas menores, e a apuração seria mais rápida. Se nas eleições normais o resultado é divulgado em aproximadamente três horas, poderíamos ter finalizado tudo em trinta minutos”, sublinha Luciano.

Os personagens do pleito

Cássio ressalta o envolvimento dos candidatos, que, numa campanha sem o auxílio dos meios de mídia tradicionais, como rádio e jornal, conseguiram mobilizar milhares de pessoas. “A participação deles foi fantástica. Mas também gostaria, em nome da comissão eleitoral, de agradecer pela disponibilidade de todos os 25 mesários, que foram voluntários trabalhando das 7h às 19h. Quero ainda deixar devidamente registrado o nosso muito obrigado aos 16 apuradores, que seguiram conosco até altas horas da madrugada, desde quando retiramos as demais pessoas do ginásio e deixamos apenas fiscais e candidatos. Nossa equipe atuou por 22 horas ininterruptas. Nós tentamos fazer o máximo, tanto eu quanto o Luciano e o professor Gancho (Antônio Carlos Dutra), para que tudo funcionasse do jeito mais transparente e correto possível”, pondera.

Averiguação de denúncias

O prazo para apresentar qualquer acusação contra os candidatos, relativa ao pleito ou à campanha, terminou oficialmente na última quinta-feira, dia 8. Cássio informa que foram recebidas três denúncias. “Depois da notificação, os acusados terão dois dias úteis para formalizar sua defesa. Posteriormente, o caso passará pela avaliação da comissão eleitoral e, dependendo da decisão, ambas as partes podem entrar com recurso perante o Comdica”, alerta. O edital com o resultado definitivo da eleição será publicado no dia 22 de outubro.

Agora, na opinião de Luciano, o eleitor deve acompanhar de perto o trabalho do Conselho Tutelar “lembrando-se sempre do candidato que votou e cobrando atentamente sua atuação”.“Para os próximos meses, queremos oferecer para os cinco eleitos algumas capacitações voltadas à área, principalmente por causa dos novos profissionais que entraram”, finaliza.

Confira a colocação dos trinta candidatos

1º - Alvinho: 1.086 votos

2º - Rosinha: 944 votos

3º - Ivone: 923 votos

4º - Mara do Valmir Pinturas: 785 votos

5º - Ana do Bujão: 749 votos

6º - Didi: 659 votos

7º - Nara Haetinger: 658 votos

8º - Fabrícia da Escola Pinheiros/Duttra: 642 votos

9º - Tânia Andrade: 633 votos

10º - Claudio Roberto Bahia Nascimento: 605 votos

11º - Danilo Roberto VianaPereira: 562 votos

12º - Ilse Rocha: 558 votos

13º - Celso da Educação: 551 votos

14º - João Valdir: 544 votos

15º - Marília Florentino: 516 votos

16º - Rosane Britzke: 490 votos

17º - Lucas Moraes Martin: 419 votos

18º - Júlia Oliver: 369 votos

19º - Vângela Beatriz Mirandada Silva: 355 votos

20º - Rejane da Léo: 347 votos

21º - Marlene Hörlle: 312 votos

22º - Vera Lúcia de Azevedo: 271 votos

23º - Néia: 241 votos

24º - Cleide Prisco: 230 votos

25º - Denise do Careca Psicóloga: 223 votos

26º - Ângela: 205 votos

27º - Araci do Pithan: 172 votos

28º - Neiva Araújo: 172 votos

29º - Mirtô: 144 votos

30º - Rosi Domingues: 59 votos

Total de votos: 14.424

Total de eleitores presentes: 4.396

Votos em branco: 6.994

Votos nulos: 562

Fonte: Assessoria de Imprensa

Data de publicação: 07/10/2015

Créditos: Juliano Kern

Créditos das Fotos: Juliano Kern

Compartilhe!