Em Taquari, pleito será realizado nas dependências do Instituto Estadual de Educação (I.E.E.) Pereira Coruja, das 8h às 17h.

A população taquariense, assim como a de todo o Brasil, estará mobilizada neste domingo, dia 6, para escolher os representantes que ocuparão o cargo de conselheiro tutelar e trabalharão, pelos próximos quatro anos, protegendo e resguardando os direitos de crianças e adolescentes. No município, o pleito será realizado nas dependências do Instituto Estadual de Educação (I.E.E.) Pereira Coruja, das 8h às 17h.

Ao todo, 13 candidatos lutam por cinco vagas – ficará na suplência quem terminar entre a 6ª e a 10ª colocação. Neste ano, o processo de votação ganhará mais agilidade. Isso porque o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE/RS) disponibilizou urnas eletrônicas para 227 cidades gaúchas, entre elas Taquari. No total, serão 10 no Pereira Coruja, espalhadas pelo ginásio de esportes do educandário, algumas salas de aula e também no espaço utilizado pelo curso de aplicação.

As seções serão compostas por um presidente e três mesários. A separação dos eleitores por urna se dará por ordem alfabética, de acordo com a listagem emitida pelo TRE (mais detalhes no final da matéria). Não será exigido cadastro biométrico. Com o auxílio da tecnologia, a comissão organizadora espera ter uma prévia do resultado da disputa nas primeiras horas após o fechamento das seções – ao contrário do que aconteceu na última eleição, em 2015, quando a etapa de escrutínio varou a madrugada para fazer a contagem manual de mais de 4.300 cédulas.

Como votar

De acordo com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), cada cidadão maior de 16 anos, munido de título de eleitor e algum documento oficial com foto, tem a opção de escolher até cinco representantes. Poderá votar qualquer taquariense domiciliado no município até 7 de julho de 2019, com documentação devidamente regularizada.

A comunidade de Taquari deve prestar muita atenção no momento em que estiver em frente à cabina de votação. O procedimento será exatamente igual, por exemplo, ao de uma eleição para presidente, governador, senador e deputado, através do qual o eleitor escolhe cinco representantes distintos.

A numeração de todos os 13 postulantes ao cargo, entretanto, é composta por apenas dois dígitos. Na urna, o cidadão deve apertar o número correspondente ao representante de sua escolha. Assim que a foto do candidato aparecer na tela, o eleitor deve se certificar de que realmente se trata da pessoa que quer eleger e logo em seguida pressionar a tecla verde, confirmando seu voto. O mesmo método deve ser adotado até o quinto e último voto.

É importante destacar que, se o eleitor preferir escolher quatro ou menos candidatos, ele deve apertar a tecla “BRANCO” e depois “CONFIRMA”, ou digitar um número que não represente um candidato, o que fará com que a máquina registre o voto branco ou nulo. “Salientamos que o processo só será finalizado se o eleitor apertar a tecla ‘CONFIRMA’ em cada voto”, afirma o Comdica.

Confira a distribuição e o local das seções

Seção 1, 1.905 eleitores (Ginásio de Esportes)

Letra A - Primeiro eleitor: Abdiel Conceição Pires; último eleitor: Antonio Romário dos Santos.

Seção 2, 1.905 eleitores (Ginásio de Esportes)

Letras A, B, C e D - Primeiro eleitor: Antônio Ronaldo de Medeiros; último eleitor: Daniela Roseli Bispo.

Seção 3, 1.905 eleitores (Ginásio de Esportes)

Letras D e E - Primeiro eleitor: Daniela Santiago Marques; último eleitor: Everson Bernardo da Silva.

Seção 4, 1.905 eleitores (Ginásio de Esportes)

Letras E, F, G, H, I e J - Primeiro eleitor: Everson Costa de Oliveira; último eleitor: Jackeline Machado Ferreira.

Seção 5, 1.905 eleitores (Prédio Central)

Letra J - Primeiro eleitor: Jackson da Silva Costa; último eleitor: Juliano Radames Schach.

Seção 6, 1.905 eleitores (Prédio Central)

Letras J, K, L e M - Primeiro eleitor: Juliano Ramos do Amaral; último eleitor: Magda Junqueira da Silva.

Seção 7, 1.905 eleitores (Prédio Central)

Letra M - Primeiro eleitor: Magda Marques Souza; último eleitor: Marlete Brandão da Silva.

Seção 8, 1.904 eleitores (Curso de Aplicação)

Letras M, N, O e P - Primeiro eleitor: Marlete da Cruz; último eleitor: Paulo Roberto Pereira.

Seção 9, 1.904 eleitores (Curso de Aplicação)

Letras P, Q, R e S - Primeiro eleitor: Paulo Roberto Pereira; último eleitor: Simone Marques da Silva.

Seção 10, 1.904 eleitores (Curso de Aplicação)

Letras S, T, U, V, W, X, Y e Z - Primeiro eleitor: Simone Marques dos Santos; último eleitor: Zulmira Maria Franca.

Abaixo, o número e o nome de cada candidato

10 – Sandro Forgiarini

11 – Mara do Valmir Pinturas