Doses serão distribuídas no Posto Central e nas unidades dos bairros Praia e Colônia Vinte de Setembro, das 8h às 17h.

Profissionais da Secretaria de Saúde do município estarão mobilizados durante todo este sábado, dia 15, para o “Dia D” da campanha de vacinação contra o sarampo. As doses serão distribuídas no Posto Central e nas unidades dos bairros Praia e Colônia Vinte de Setembro, das 8h às 17h. O público-alvo são crianças e jovens, dos cinco aos 19 anos de idade.

Ao longo do período da campanha, também será atualizada a vacina contra o vírus HPV. Para isso, é necessário levar carteira de vacinação e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). A imunização é voltada às pessoas incluídas na faixa etária prioritária que não tenham tomado nenhuma dose da vacina ou que tenham recebido apenas uma, consideradas com esquema incompleto.

De acordo com levantamento da Secretaria Estadual da Saúde, desde agosto do ano passado, 82 casos de sarampo foram confirmados no Rio Grande do Sul. Por isso, proteger-se da doença evita complicações como cegueira e infecções generalizadas que podem levar a óbito. O calendário básico de vacinação oferece duas vacinas contra o sarampo. A primeira deve ser feita aos 12 meses de idade, com a tríplice viral, contra rubéola e caxumba. A proteção precisa ser completada aos 15 meses, com uma dose da tetra viral, que imuniza para as mesmas três doenças mais a catapora.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Data de publicação: 14/02/2020

Créditos: Juliano Kern

Créditos das Fotos: Reprodução

Compartilhe!