Administração vai disponibilizar transporte gratuito até o Hemocentro de Porto Alegre aos voluntários que quiserem ser possíveis doadores de medula óssea para a jovem Jaqueline Kolling Borges.

O Poder Executivo decidiu entrar em ação e embarcar numa onda solidária que já ganhou o apoio de algumas prefeituras de municípios vizinhos, como Teutônia e Paverama. Através da Secretaria de Saúde, a administração de Taquari vai disponibilizar transporte gratuito até o Hemocentro de Porto Alegre aos voluntários que quiserem fazer um breve exame de sangue e serem possíveis doadores de medula óssea para a jovem Jaqueline Kolling Borges.

O processo consiste em retirar uma pequena quantidade de sangue de cada candidato para identificar as características genéticas. Com apenas 21 anos, a paveramense estudante de enfermagem trava uma luta diária contra a leucemia. A família, sem condições financeiras de arcar com o deslocamento das pessoas à Capital, pede o apoio do maior número de pessoas possível.

Para ser um doador de medula óssea, é necessário ter entre 18 e 55 anos, estar em bom estado de saúde, não possuir doença infecciosa transmissível pelo sangue, e não apresentar histórico de câncer, lúpus ou artrite reumatoide. Interessados podem procurar diretamente a Secretaria de Saúde de Taquari, localizada na Rua Osvaldo Aranha, nº 1697, ou ligar para o número 3653-6281.

Data de publicação: 13/09/2019

Créditos: Juliano Kern