Associação é formada por representantes da Administração e da comunidade local

O prefeito Emanuel Hassen de Jesus anunciou, na manhã de quinta-feira, dia 1°, em reunião com os funcionários do hospital São José e membros da comunidade, que a Associação Taquariense de Saúde (ATS) administrará a instituição. A associação foi criada para esta finalidade e substituirá o Instituto Núcleo de Apoio às Políticas Públicas (Inapp). Em 10 de novembro, a ATS deve iniciar a atividade no hospital. A Associação é formada por representates da comunidade e da Administração Municipal.

Através da constituição de um Conselho de Administração, atuando voluntariamente,  com cinco pessoas da gestão pública municipal e cinco indicadas da sociedade civil, todos sem remuneração. Do Conselho de Administração saíram quatro membros da diretoria: o contabilista Gilberto Hermann, como presidente; o bancário aposentado, Aldo Gregory, como vice-presidente; a presidente da subseção Taquari da Ordem do Advogados do Brasil (OAB), Maricel Pereira de Lima, como secretária, e o contabilista da prefeitura, Pedro Ramos, para tesoureiro. “Este conselho tem dois papéis fundamentais: fazer planejamento e fiscalização”, salientou o prefeito. Essa diretoria permanecerá até dezembro, quando ocorrerá nova escolha para um mandato de quatro anos. O conselho contratará o diretor do hospital, que deverá permanecer Fernando Wegner, responsável pelo trabalho do dia a dia na instituição. A associação deverá prestar contas para o Município.

A diferença fundamental que levou a prefeitura a escolher este modelo, é não ser uma empresa que vise a lucro. “Agora o objetivo não é ter lucro. Se for ruim, será para nós todos; se for bom, é para nós todos. Certamente, a postura da instituição terá que mudar porque o objetivo não vai ser mais dar lucro; vai ser melhorar a gestão para que possa retornar pra nós mesmos”, salientou o prefeito. Ele destacou ainda a disponibilidade dos membros da associação. “Estão aqui se reunindo quase todas as semanas nos últimos 60 dias. Não tem preço que pague o que estas pessoas estão fazendo. O nosso papel é mostrar para eles que o trabalho voluntário deles está dando certo”.

Outro ponto destacado pelo prefeito é quanto à garantia da aplicabilidade dos recursos. “A gente sabe que o valor que passar vai ficar aqui. Nunca mais vamos poder dizer que desconfiávamos de que o recurso não era bem aplicado, que sobrava demais para a instituição e faltava aqui dentro. Agora vai ser nosso, de todo mundo. Temos certeza de que tem tudo para dar certo e melhorar muito”.

O presidente Gilberto Hermann destacou que a entidade buscará resultados não apenas financeiros. “Peço a vocês que entendam a gente, temos que cooperar. Sem a ajuda de vocês, não se cria nada a nossa volta. Vocês hoje são os nossos fiscalizadores no hospital. Peço que colaborem com a gente e vamos abraçar esta causa juntos”. Ele salientou ainda a importância de cuidar da instituição para que não feche. “Se o hospital fechar, simplesmente não abre mais”.

Data de publicação: 05/11/2018