Na tarde de ontem, dia 27, foi realizada a certificação de um novo estabelecimento comercial que movimentará a agroindústria no município. Trabalhando na área de entrepostos, cortes e embalagem de carnes, a empresa Pena Verde, com registro de William Alexandre de Oliveira, foi autorizada pelo Sistema de Inspeção Municipal (SIM) a iniciar suas atividades em Taquari. Os certificados foram entregues de forma oficial pelo prefeito Emanuel Hassen de Jesus, o Maneco, e a coordenadora do SIM, Maria Izabel Appel.

A nova empresa de entrepostos irá trabalhar com os principais tipos de carnes consumidos na culinária gaúcha. Isto inclui todos os cortes de bovinos, de suínos e ovinos (ovelhas), além de coxas, sobrecoxas e peitos de aves. Outra área explorada será a dos cortes temperados e espetinhos. Todos os produtos serão embalados à vácuo.

Inicialmente, os cortes serão comercializados dentro dos limites do municípios apenas, mas segundo o proprietário William de Oliveira, a ideia é expandir o mercado o quanto antes. “O interessante seria o Susaf já em seguida, temos uma entrada de mercado boa para fora agora e aproveitar a o verão no litoral”, frisou. Lembrando que o Susaf é um sistema que autoriza os estabelecimentos a comercializar seus produtos além dos limites municipais, sendo fundamental para agroindústrias de pequeno porte ou em início de atividades. Taquari foi um dos primeiros municípios do estado a conseguir a regularização e participar do sistema.

Oliveira também fala sobre as expectativas com o empreendimento. “Nossa ideia é seguir aqui, fazer uma segunda estrutura dentro do município para deixar esta aqui exclusivamente para ovinos, e fazer uma terceira planta em outra cidade”, concluiu.

Em conversa com a equipe do estabelecimento, o prefeito Maneco reforçou o desejo do município na consolidação da empresa. “Torcemos para que o negócio dê certo, pois todo o crescimento de vocês irá também retornar para Taquari”, salientou. “A gente reforça também que estamos à disposição e que vocês podem sempre estar em contato conosco, que vamos orientá-los da melhor forma possível, através do SIM e da Izabel”, finalizou.

A coordenadora do SIM, Maria Izabel, aproveitou a ocasião para destacar o comprometimento dos empreendedores em deixar o espaço dentro das adequações. “Desde o início do processo de adequação do local, a gente acompanhou o compromisso e a consciência de vocês em deixar tudo dentro das exigências sanitárias”, apontou.

O local utilizado, na rua Júlio de Castilhos, passou por grandes reformas e investimentos. Com exceção da parte estrutural do prédio, toda a rede de esgotos, hidráulica e elétrica foram refeitas. A parte de alvenaria interna também foi refeita, além da aquisição dos equipamentos necessários para atender os requisitos do SIM, tal como a câmara fria e maquinário, por exemplo.

Data de publicação: 28/09/2018

Créditos: Murilo Dannenberg