Os presentes tiveram a oportunidade de debater sobre a legislação envolvendo a apicultura, formas legais de incentivo à produção, linhas de crédito, expansão do mercado de comércio envolvendo a área e dicas importantes sobre o dia-a-dia da produção.

A expansão dos conhecimentos é fundamental para o sucesso em qualquer área de atuação econômica. Pensando nisto, e com o objetivo desenvolver a agroindústria no município, mais especificamente a apicultura, o Sistema de Inspeção Municipal (SIM) realizou na manhã de sexta-feira, dia 14,  em parceria com a Emater Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo do Estado e Casa do Mel do Santa Cruz do Sul, um seminário voltado para a contextualização da realidade da produção de mel.

Com a organização pela responsável pelo SIM, Maria Izabel Appel, a médica veterinária Eduarda Nunes e a servidora administrativa Lucia Forgiarini, o evento contou com a participação de mais de 20 pessoas, entre produtores e interessados especializar-se no tema. Os presentes tiveram a oportunidade de debater sobre a legislação envolvendo a apicultura, formas legais de incentivo à produção, linhas de crédito, expansão do mercado de comércio envolvendo a área e dicas importantes sobre o dia-a-dia da produção.

Durante o seminário, a responsável técnica, Maria Izabel, falou sobre o papel do SIM no desenvolvimento da agricultura familiar, especialmente na apicultura. “Nosso trabalho é garantir a qualidade e segurança dos produtos de origem animal produzidos”, frisou. Além disso, trouxe apontamentos importantes sobre a legislação, que passa por atualizações constantes, e falou que um dos focos de ação é a orientação dos produtores à questões técnicas de produção e armazenamento que necessitam de atenção contínua.

O engenheiro agrônomo da Emater de Taquari, Marcos Bender, deu seguimento ao evento falando sobre as realidades da produção em Taquari. “Nós produzimos aqui cerca de 120 toneladas por ano, mas a maioria vai para Santa Catarina”, apontou. Segundo ele, os produtores podem contar com linhas de crédito para expandir suas produções, e fortalecer sua marca tanto na exportação quanto no mercado interno.

Já a médica veterinária da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo do Estado, Maluza Feltrin, explanou sobre regulamentação para registro e comercialização dos produtos apícolas. Por fim, o técnico responsável da casa do mel de Santa Cruz do Sul, Lênio Trevisan, conversou com o público sobre a realidade da Associação dos Apicultores de Santa Cruz do Sul, de modo a reforçar a contextualização da atividade para os produtores de Taquari.



A programação do seminário incluiu:


8h30min - Abertura: Considerações sobre o SIM e SUSAF no Município. Palestrante - Coordenadora do SIM de Taquari - Maria Izabel J. e Silva Appel

9h - Palestra: A realidade sobre a produção de mel em Taquari e acesso às linhas de crédito. Palestrante - Marcos Bender – Engenheiro Agrônomo da EMATER – Taquari

10h - Palestra : Regulamentação para registro e comercialização dos produtos apícolas. Palestrante - Maluza Machado Feltrin – Médica Veterinária da SDR- Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo do Estado.

11h - Palestra: a realidade da Associação dos Apicultores de Santa Cruz do Sul. Palestrante - Lênio Augusto Trevisan – Técnico responsável da casa do mel de Santa Cruz do Sul.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Data de publicação: 17/09/2018

Créditos: Murilo Dannenberg

Créditos das Fotos: Murilo Dannenberg

Compartilhe!