Recolhimento do lixo é feito de forma mecanizada

Taquari implantou, desde 2013, uma proposta ambiental para a comunidade taquariense, através do modelo de coleta automatizada de resíduos. O sistema adotado pela Prefeitura Municipal é realizado com a coleta automatizada através de contêinres espalhados pela cidade.

A coleta de resíduos automatizada em contêineres garante agilidade, segurança e muita higiene ao processo de recolhimento do lixo domiciliar. Um caminhão compactador, equipado com um moderno sistema de braços robotizados, passa a realizar a coleta sem o contato humano. Ele leva o contêiner despejando o lixo em um grande compartimento compactador. Depois, o contêiner é recolocado no lugar ficando sempre à disposição dos moradores das localidades. O operador controla e visualiza tudo por meio de joysticks e câmeras externas ao caminhão.

Infelizmente, nos últimos meses têm ocorrido muitos descartes incorretos de resíduos nos contêineres espalhados pela cidade. A coleta automatizada é para recolher lixo de origem doméstica. Não se pode descartar restos de construção ou podas, restos de movéis ou eletrônicos e nem animais mortos nestes espaços.

A Administração Municipal realizou, através do Departamento de Meio Ambiente, uma campanha de recolhimento de resíduos eletrônicos no dia 23 de março, mesmo assim ainda há situações em que as pessoas descartam seu lixo eletrônico de forma incorreta, como aconteceu na última semana na rua Osvaldo Aranha, na qual foi deixado um aparelho televisor ao lado de um contêiner.  O descarte incorreto nos contêineres acarreta malefícios ao meio ambiente e pesa nas finanças públicas. Quem não respeita a separação correta do lixo está passível de notificação e de penas, estipulada pelo Código Municipal de Meio Ambiente e Código de Poturas Municipal. de Limpeza Urbana. Atualmente Taquari conta com 48 contêineres, que tem recolhimento diária do lixo.

O que descartar:

O contêiner é de uso exclusivo para descarte do lixo doméstico. Confira:

-Resto de alimentos;

-Plásticos;

-Papéis;

-Garrafas (vidro e metal);

-Demais lixo de origem domiciliar

O que não descartar:

- Os resíduos especiais não coletados pela prefeitura são: podas de árvores, caliça (resto de construção), entulhos (resto de móveis, por exemplo), pneus velhos. Para esse tipo de descarte há empresas licenciadas no município para realização do serviço;

- Resíduos perigosos (por Lei, de responsabilidade da indústria geradora): lâmpadas fluorescentes, pilhas e baterias, remédios vencidos, cartuchos e toners.

Data de publicação: 16/04/2018

Créditos das Fotos: Divulgação