Atividade ocorreu dentro de evento da Confederação Nacional dos Municípios

Durante a programação da XXIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, realizada de 25 a 28 de abril, em Brasília, o prefeito André Brito participou da Oficina de Gestão e Boas Práticas Municipais como palestrante, falando sobre como é governar com a máquina enxuta.

Desde 2017, a administração de Taquari mantém apenas dois secretários e reduziu em torno de 70% o número de CCS, gerando uma economia de cerca de R$ 3,5 milhões aos cofres municipais. Recursos que são investidos em áreas como  educação, saúde, infraestrutura e obras.

“Decidimos, lá em 2017, que era necessário cortar na carne e assim conseguir investindo em Taquari. Foi um momento doloroso, mas que nos preparou para o futuro. Governar com a máquina enxuta significa primeiro, ser uma determinação de gestão. O gestor público precisa ter consciência de sua ação, tendo firmeza e atitude nesse propósito. Tomada a decisão passa-se a segunda etapa, que é assumir que podemos fazer mais com menos. Com essas medidas reduzimos despesas, o que nos possibilitam inúmeros investimentos. Saímos de uma Prefeitura deficitária, para uma superavitária e, o mais importante, com altos investimentos. Isso hoje nos possibilita investimentos na Saúde, Educação, Infraestrutura entre tantas outras obras, como o Condomínio Empresarial”, destacou o prefeito André Brito em sua fala.

As oficinas e painéis reuniram técnicos e consultores da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), além de especialistas do Poder Público e de empresas parceiras para abordar assuntos relevantes de áreas fundamentais da administração municipal. A consultora da CNM elencou os pleitos expostos pelo público e pela entidade ao longo da Marcha.

Data de publicação: 02/05/2022

Créditos: André Liziardi

Créditos das Fotos: Divulgação

Compartilhe!