Com apoio da Prefeitura, empreendimento deve gerar cerca de 30 empregos durante a safra

Na localidade do Passo do Juncal, em uma área de cerca de 100 hectares, há uma produção com pouca representatividade na produção rural da região, que tem a maior representatividade em floresta cultivada, criação de gado e cultivo de arroz. No local é cultivado nogueiras, são cerca de 3.500 pés. A aposta na produção de nozes, como única cultura da propriedade, surgiu há mais de 50 anos. O agricultor Mauro Bonaldo, assumiu a área há cerca de 11 anos.

As nogueiras, que levam cerca de seis anos para começar a produção, foram plantadas por uma antiga empresa de que pai de Mauro fazia parte. Há 30 anos, a propriedade foi adquirida por completo pela família, e, há uma década, Mauro é o responsável, que tem investido na ampliação do cultivo. Em torno da metade das árvores foram plantadas nos últimos dez anos e deve aumentar a produção conforme o desenvolvimento da planta, que chega a 15 metros de altura.

A colheita ocorre nos meses de março, abril, maio e junho. São utilizados maquinários para balançar as árvores e derrubar as nozes sobre lonas no chão, o que facilita o recolhimento. Em 2020, a propriedade chegou a 60 toneladas da fruta. Durante o período de colheita são contratados cerca de 30 safristas para a colheita, além dos três trabalhadores fixos do empreendimento rural.

Além da colheita, Mauro projeta um espaço para agroindústria e processamento noz pecã. Também temos câmara fria para armazenar, secadores, porque a rancificação dela é fácil se não tiver cuidado. Tem que colher e secar, ter maquinário de acordo; é uma indústria completa”, explicou Mauro.

Através do trabalho da Secretaria de Agricultura, as estradas da localidade foram patroladas para melhorar o acesso e escoamento da produção. “Tínhamos um problema de acesso e, com a parceria da prefeitura, conseguimos melhorar a entrada em nossa propriedade, pois agora inicia um período intenso de caminhões para insumos, bem como para transporte da produção de nozes”, finalizou Marcos.

Para o prefeito André Brito, o apoio à produção primária é essencial para o desenvolvimento econômico de Taquari. “Estamos em constante diálogo com nossos produtores rurais para auxiliarmos. A agricultura é um elo forte em Taquari e queremos valorizar isso”, afirmou.

Data de publicação: 06/04/2021

Créditos das Fotos: André Liziardi