Projeto é realizado em parceria com o Sebrae e CDL

Durante o almoço mensal da Câmara de Dirigentes e Lojistas (CDL), realizado na Striatus, na terça-feira, dia 26, no qual foi apresentado o Projeto Crescer Taquari, parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae-RS) e Prefeitura de Taquari, em conjunto com o CDL. O objetivo da ação é auxiliares microempresas e empresas de pequeno porte que podem exercer este papel de agente em crescimento, através de qualificação e consultoria.

Conforme o vice-prefeito André Brito, o sucesso do programa está diretamente relacionado à participação dos empreendedores. “O mais importante é que se crie um sentimento de mobilização, de interesse dessas pessoas. É preciso trabalhar para dar certo”, salientou André. O vice-prefeito ainda relembrou do histórico de ações realizadas entre a Prefeitura e o Sebrae desde 2015. “Hoje temos a Sala do Empreendedor, temos dois servidores treinados para atender o público. E, não tenho dúvida, que o Felipe (Felipe Pereira, funcionário público responsável pelo atendimento da Sala do Empreendedor) é um dos servidores que mais atende hoje na prefeitura”, disse.

Além da Sala do Empreendedor, através da parceria entre o Sebrae e a Administração Municipal de Taquari estão implantando o Programa Jovem Empreendedor Primeiros Passos com os alunos das escolas municipais de 1° a 9°. Serão cerca de 1.200 estudantes recebendo noções de empreendedorismo a partir de agosto.

Durante o almoço, o técnico do Sebrae, Clóvis Glesse, relatou o resultado do diagnóstico realizado em Taquari. Foram 41 empresas diagnosticadas, sendo 20 do comércio, 16 de serviços e cinco da indústria, além de 10 agroindustrias do município. “Nestas empresas a gente avaliou a maturidade média, gestão financeira, dados de pessoal e outros itens para montar uma média de 0 a 100 dos itens atendidos”, disse Clóvis.

De acordo com os dados apresentados, 25 das empresas visitadas tiveram nota de 0 a 25; 15 empresas atenderam de 51 a 70 itens; e apenas uma empresa atendeu de 71 a 100% da avaliação. Para Clovis esses dados mostram a importância da realização de um trabalho de avaliação e consultoria para o desenvolvimento e crescimento econômico das empresas.

Já o técnico do Sebrae, Ademir Ewald, apresentou o programa de atividades do Projeto Crescer Taquari, com a primeira palestra no dia 10 de julho, das 19h às 21h, com o tema “Gestão na Medida”. De acordo com Ademir, serão promovidas diversas qualificações, workshops, indicações de cursos e outras atividades. Além disso, os interessados podem contar com um serviço de consultoria, com custos variáveis de acordo com a demanda da empresa.

Confira a programação completa:
10 de julho:  Palestra Gestão e Medida;
30 de julho: Palestra sobre Design de Ambientes e Comunicação;
7 de agosto: Workshop Atendimento;
16 de agosto: Palestra Identidade Empreendedora;
20 a 21 de agosto: Workshop Controles Financeiros;
27 de agosto: Oficinas de Custo para Produzir no Campo;
10 a 11 de setembro: Workshop Gestão de Equipes;
24 a 27 de setembro: Curso Boas Práticas – Setor Mesa Distribuição;
1° de outubro: Oficina como controlar o Dinheiro no Campo;
22 a 25 de outubro: Gestão Visual de Lojas – Aumentando as Suas Vendas;
5, 12, 19 e 26 de novembro: Curso D’OLHO na qualidade - 5S.

Maiores informações e inscrições podem ser realizadas no CDL de Taquari, telefone 3653-1455.

Saiba mais

De acordo com dados do Sebrae, a participação dos pequenos negócios é fundamental para o desenvolvimento do Produto Interno Bruto (PIB), seja ele nacional, regional ou municipal. As pequenas empresas representam 27% do PIB, 52% dos empregos com carteira assinada e 40% dos salários pagos no país (IBGE, 2014). Em Taquari, sua importância é ainda maior, tendo em vista que os serviços, categoria na qual se enquadram muitas das pequenas empresas e comércio do município, representam mais de 30% do PIB, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2015). O que reforça o papel e potencial destes empreendimentos na economia taquariense.

Data de publicação: 27/06/2018

Créditos das Fotos: André Liziardi