Evento contou com apresentações, debates, palestra e encenação de peça teatral. Cerca de 200 profissionais vindos de diversos municípios vizinhos se fizeram presentes.

Dentro da programação da Semana da Pessoa com Deficiência, na última terça-feira, dia 27, ocorreu o XV Encontro Regional dos profissionais das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes), do 8º Conselho. Sediado no Retatec, o evento levou à plateia apresentações artísticas de alunos da entidade taquariense e palestra sobre valores com o sociólogo Giovanni Mattiello. A programação ainda se estendeu por toda a tarde, fechando com encenação de uma peça teatral do grupo “Os Mascates”.

Segundo a diretora da Apae de Taquari, Nilvana Lazzarini Machado, convidados de mais oito municípios prestigiaram a reunião, entre eles Arvorezinha, Encantado, Lajeado, Teutônia, Estrela, Bom Retiro do Sul, Cruzeiro do Sul e Venâncio Aires, formando um público de cerca de 200 pessoas. "Foi um momento muito especial para todos trocarem idéias, vivências e se conhecerem melhor", destacou. Para o prefeito Emanuel Hassen de Jesus (Maneco), a Apae realiza um trabalho “de excelência em prol das crianças e das pessoas com deficiência, reconhecido por toda a comunidade”.

Em 2019, a entidade completa 50 anos de atuação no município. “Nossa administração tem orgulho da parceria que mantém com a Apae em Taquari. São 11 servidores cedidos, além de repasse financeiro e investimentos em materiais pedagógicos sempre que possível. Somente em 2019, foram destinados mais de R$ 600 mil à instituição. Anteriormente, já havíamos comprado micro-ônibus adaptado, que hoje transporta os alunos com mais segurança e conforto”, frisou o chefe do Executivo. Também representando a prefeitura, se fez presente a secretária de Educação, Ana Paula Arnt.

O encerramento da Semana da Pessoa com Deficiência aconteceu na última quarta-feira, dia 28, com piquenique de integração entre alunos da Apae de Taquari, das Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) São José e Vó Laura, e da Escola Nossa Senhora das Graças. A confraternização foi marcada por música, dança e muita diversão, culminando com bênção da pastora Marli Lutz.

Data de publicação: 29/08/2019

Créditos: Juliano Kern