O número refere-se aos casos de atendimentos de grupos familiares e indivíduos em diversas situações de ameaça ou violação de direitos.

Desde sua inauguração, em maio de 2015, o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), já acompanhou quase 2000 casos entre atendimentos de grupos familiares e indivíduos em diversas situações de ameaça ou violação de direitos. Este, aliás, é o propósito de funcionamento do Creas, que oferece uma proteção social especializada nos casos mais graves.


Conforme a assistente social, Mara Kalkmann, a divulgação do trabalho do Creas é importante também para especificar as ações que o Centro realiza e diferenciá-lo de outra unidade que atende a demanda social, o Centro de Referência em Assistência Social (Cras). “Nosso trabalho é voltado para os casos em que haja ameaça ou violação de direitos. É importante que as pessoas saibam disso para saber onde recorrer ou denunciar quando presenciar por um problema assim”, enfatiza.


Dentre as situações que o Creas atua, estão a violência física ou psicológica; violência financeira, como golpes a idosos e pessoas com deficiência; violência doméstica; negligência e abandono de crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência; violência sexual; abuso sexual infantil; discriminação; tráfico de pessoas; trabalho infantil; crianças e adolescentes em conflitos com a lei; pessoas em situação de rua; fragilização ou rompimento de vínculos familiares.


Já o Cras, trabalha em casos de vulnerabilidade social, como o descumprimento das condicionalidades do Bolsa Família (evasão escolar, descaso com pré-natal, vacinação e pesagem anual de crianças); situações de conflito familiar; situação de insegurança alimentar em decorrência de pobreza; dificuldade de acesso a serviços públicos de saúde, educação entre outros; idosos e pessoas com deficiência que precisam de acesso ao Benefício de Prestação Continuada; adolescentes com problemas comportamentais que sugerem algum tipo de conflito familiar ou social.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Data de publicação: 16/03/2018

Créditos: Murilo Dannenberg

Créditos das Fotos: Arquivo

Compartilhe!