No primeiro semestre de 2017 foram realizados 200 acolhimentos pela rede

A Prefeitura de Taquari, através da Secretaria de Habitação e Assistência Social, realiza o atendimento multidisciplinar de centenas de crianças e jovens dentro do Sistema de Atendimento Multidisciplinar da Criança e do Adolescente (Samca), com um conjunto de regras, ações e serviços, destinados a atendimentos psicologicos, psicopedagogos, fonaudiologos e de educação física.

A criação do Samca, instituída através da Lei nº 3.985 de 2017, busca a presença das crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, com problemas de aprendizado, psicossociais ou outras questões que necessitem de acompanhamento preventivo ou especializado.

Os atendimentos são realizados todas as manhãs, na sede do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), localizado na Rua Daniel Bizarro, em frente à Lagoa Armênia. Para receber o serviço, a família tem que estar registrada no CAD-Único, e após o encaminhamento (que pode ser feito pelas escolas, conselho tutelar ou outras instituições), as crianças e adolescentes passam por uma triagem, para ver qual a melhor forma de acolhimento.

Conforme a psicopedagoga Lilian Reis, a equipe técnica se reune uma vez por semana para discutir estratégias de acolhimento e elaborar metodologias de trabalho. “É muito gratificante ver o desenvolvimento deste trabalho e, para nós as reuniões semanais proporcionam uma troca de saberes entre os profissionais”, disse.

Além do acolhimento das crianças e dos adolescentes, muitas famílias também recebem atendimento dentro da rede. “Cada caso é estudado pela equipe, sempre buscando o melhor para criança”, afirmou Lilian.

O programa reliza cerca de 90 atendimentos por mês. De acordo com a equipe multidisciplinar antes da implantação do sitema havia uma lista de espera e, hoje, pela centralização do atendimento essa espera diminiu quase a zero. Somento no segundo semestre de 2017 foram realizados 200 acolhimentos pelo Samca.

Para o educador físico, Jordan Martins, o atendimento multidisciplinar é de grande importância no desenvolvimento das crianças e adolescentes. “A rede que temos aqui permite o desenvolvimento de diversar atividades, desde a capacitação motora, da voz e de possibilitação o desenvolvimento cognitivos dos jovens acolhidos por nós”, disse.

Uma das crianças acolhidas pelo Samca é o menino Pedro Fontoura, de 10 anos, ele apresenta um quadro de autismo e, de acordo com a mãe, Daniella Costa, através do atendimento multdisciplinar ele tem apresentado grande evolução. “Ele mudou da água para o vinho, não tenho nem palavras. Ele tem atendimento psicologico, da fonaudiologa e de educação física”, falou. Dentre as atividades físicas estão a recreação e atividades que desenvolvam a sociabilização em espaços públicos.

A equipe do Samca é formada pelas psicopegogas Lilian Reis e Marisa Fazenda; pela psicologa Claudia Araújo; pelo educador físico Jordan Martins; e pela fonaudiologa Lisiane Santos. Além do apoio dos demais servidores e estagiários da Assistência Social.

Data de publicação: 28/02/2018

Créditos das Fotos: Divulgação