Investimento é de cerca de R$ 1,3 milhões

Taquari terá um reforço importante no atendimento médico. A Prefeitura do município está com uma licitação aberta  para construir uma nova unidade básica de saúde no bairro Léo Alvim Faller. A abertura das propostas ocorre no dia 30. O governo estima um investimento de R$ 1,3 milhão para a obra, parte dele oriundo de uma emenda parlamentar proveniente do ano de 2018.

A localidade dispõe de um espaço para atendimentos da equipe da Estratégia de Saúde da Família (ESF), na rua Osvaldo Michel. Além da população do Léo Alvim Faller, a unidade abrange as vilas São Francisco e São José. Hoje, são realizadas cerca de 600 consultas por mês.

O prefeito André Brito demonstra grande expectativa para o início dos trabalhos. “Essa é uma obra aguardada pela população, e agora vamos retomá-la. O recurso para é proveniente de emenda parlamentar, no valor de R$ 800 mil, e contrapartida de cerca de R$ 500 mil do município. Tão logo concluirmos o processo licitatório, vamos assinar a ordem de serviço para início da obra.”

O novo posto de saúde ficará ao lado da Escola Municipal de Ensino Infantil (Emei) Darcy Ribeiro, inaugurada em 2021. A unidade da rua Carolina Alvim será do tipo 1, dentro do padrão do programa Requalifica SUS, que propõe uma estrutura física das unidades básicas de saúde que facilite a mudança das práticas das equipes.

A UBS terá uma sala de observação com espaço para três macas, uma sala para procedimentos, um consultório odontológico, três consultórios para atendimentos gerais, entre outros ambientes. Ao todo, são cerca de 520 m² previstos no projeto técnico do prédio.

Mais melhorias

O plano do governo é ofertar melhores condições para um dos bairros mais humildes de Taquari. Para isso, além da construção de uma nova unidade de saúde, a Emei Darcy Ribeiro foi inaugurada em outubro do ano passado, após mais de cinco anos de obras.

O município também trabalha na construção de um espaço de lazer, que o bairro não dispõe. O espaço será junto à escola, com quadra esportiva, área com brinquedos e espaço para caminhadas, em um investimento de quase R$ 390 mil em recursos próprios do município.

Data de publicação: 16/08/2022

Créditos das Fotos: André Liziardi