Mais um turno de aula para reforço escolar pós-pandemia

O contraturno escolar é uma importante possibilidade de complementação e ampliação das estruturas curriculares. O tempo extraclasse funciona como uma extensão do processo de ensino-aprendizagem, contribuindo para o desenvolvimento mais amplo dos alunos, permitindo a vivência com outros aspectos da educação, além dos conteúdos formais.

Mais mil alunos da rede municipal de educação contam com quatro horas aulas extras semanalmente, além dos cinco turnos da carga horária normal. O contraturno escolar começou em abril de 2022 em todas as turmas das escolas Emílio Schenk, La Salle, Osvaldo Ferreira Brandão e Álvaro Haubert e está em processo de implantação nos outros dois colégios da rede, Timótheo Junqueira dos Santos e Pedro Pereira Machado.

A medida foi iniciada após avaliação diagnóstica realizada em março deste ano, com o objetivo de complementar as práticas curriculares, recuperar perdas em termos de habilidades, competências cognitivas e sócio emocionais, e dificuldades diagnosticadas pelos professores após o início das atividades letivas. Houve reorganização dos espaços físicos dos educandários para possibilitar o turno extra para todas as turmas. São 20 professores atuando no contraturno, com carga horária de 300 horas semanais. A Prefeitura estima um investimento de cerca de R$ 50 mil mensais em recursos humanos, R$ 300 mil em merenda escolar e R$ 20 mil em formação de professores para o projeto do contraturno, além de outros investimentos já realizados como R$ 450 mil em materiais pedagógicos, R$ 650 mil em recursos tecnológicos e R$ 180 mil para acesso à internet para 259 casas de alunos que não possuíam a tecnologia.

Em 2021, com o retorno das aulas presenciais após o período mais crítico da pandemia de coronavírus, em que o ensino foi feito de forma remota (virtual), a secretaria municipal de educação já havia proporcionado um atendimento pedagógico extracurricular para todos os alunos que necessitavam. Houve contraturno escolar especificamente para crianças com defasagem na alfabetização nas áreas da linguagem e matemática e para alunos dos anos finais do fundamental, com foco na preparação para o ensino médio. Também foram identificadas situações sócio emocionais e, para esse atendimento, foram contratadas duas psicólogas e um assistente social.

“A educação é prioridade na nossa gestão, e estamos trabalhando fortemente para que nossos alunos tenham uma educação de referência na rede municipal, com material de qualidade e suporte adequado. Investir na educação é investir no futuro”, destacou o prefeito André Brito.

Data de publicação: 29/07/2022

Créditos das Fotos: Divulgação