Investimento ultrapassa os R$ 3 milhões e deve iniciar em até 15 dias

A Prefeitura de Taquari assinou o contrato com a empresa vencedora do Pregão Eletrônico 003/2022 para instalação de lâmpadas de LEDs na iluminação pública de Taquari. O valor do contrato é de R$ 3.150.000,00, sendo R$ 571.543,65 referente à mão de obra e R$ 2.587.456,35 referente à materiais.

Conforme um levantamento realizado em 2019, o município de Taquari conta com 4.048 pontos de luz, que abrigam 4.219 luminárias, das quais 2625 serão substituídas por equipamentos mais modernos. Esse avanço tecnológico na gestão de iluminação pública ocasionará uma redução nos gastos com energia e manutenção, o que permitirá maiores investimentos no serviço prestado. Ocasionando, também, pela maior luminosidade uma maior segurança.

De acordo com estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), com a modernização de 62,22% do Parque de Iluminação Pública de Taquari, será possível uma redução mensal no consumo de energia de 78.506,29 kWh (66,29%).

“As lâmpadas de LED são o que existe de mais moderno em matéria de iluminação pública. Elas proporcionam um enorme ganho na intensidade da iluminação, reduzem os custos da manutenção da rede e também da conta de energia do município, além de contribuírem para a preservação do meio ambiente. E como têm vida útil maior, acaba tendo menos reparos e mais durabilidade. E é nisso que estamos investindo para nossa população”, destacou o prefeito André Brito.

Outro fator é a durabilidade das lâmpadas de LED, que têm uma vida útil em média de 10 anos, em contraste com vida útil média das lâmpadas de vapor de mercúrio (utilizadas atualmente), que são de dois anos e um mês.

Após a assinatura do contrato, a empresa Rosa Sul Locadora de Veículos e Equipamentos LTDA  tem a previsão de início em até 15 dias para o início do serviço da troca de lâmpadas.

Data de publicação: 10/05/2022

Créditos das Fotos: André Liziardi