Evento reuniu grande plateia, com o objetivo de refletir sobre como devemos proceder para enfrentar as dificuldades.

Carregando o tema “A consciência faz a mudança”, o povoado de Júlio de Castilhos realizou, no último sábado, dia 7, a XI edição do Natal Explosão de Fé e Tradições. Realizado em parceria com a escola local e a associação de moradores, o evento reuniu grande plateia, com o objetivo de refletir sobre como devemos proceder para enfrentar as dificuldades comuns a todos.

“Transmitimos a mensagem de que, se o problema é de todos, então todos devemos ter a consciência de nos unir para nos fortalecer e poder superar as dificuldades”, destacam os organizadores. A apresentação girou em torno de duas personagens. Na história apresentada, uma neta conta para a avó as suas preocupações com o futuro diante de um presente conturbado socialmente e politicamente. “A avó, então, passa a explicar que em muitos momentos da história o povo resistiu às adversidades unindo-se para mudar a realidade adversa”, completam.

Os exemplos escolhidos foram a luta dos índios guaranis contra a destruição das Missões, a resistência dos negros para acabar com a escravidão, o movimento dos trabalhadores no começo do século XX pelos direitos trabalhistas, e as manifestações das “Diretas Já”, que contribuíram para dar fim à Ditadura Militar no Brasil. “Também a necessidade de cuidar da Amazônia, assim como o meio ambiente. Tudo isso em sintonia com o espírito cristão de paz, liberdade, respeito ao próximo e justiça social”, explicam os organizadores.

Na encenação do presépio, o diferencial foi uma carroça de bois, através da qual um grupo cantou em estilo Terno de Reis, anunciando o nascimento do menino Jesus. “Tudo foi apresentado como planejamos. Acreditamos que conseguimos emocionar o público e passar a mensagem proposta”, completam. Logo após o espetáculo, houve baile com entrada franca, animado pelo músico Zequinha Telles.

Data de publicação: 13/12/2019

Compartilhe!