Coordenado pela Dra. Adriana Eckert Miranda, com acompanhamento da estudante Carolina Picinini Sanches, projeto gira em torno do estudo do mobiliário urbano em espaços públicos que possuem destaque na matriz migratória do Estado.

Desembarcaram no município, na última semana, duas representantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), para tratar do desenvolvimento de uma pesquisa oriunda da instituição de ensino gaúcha. O projeto, coordenado pela Dra. Adriana Eckert Miranda, com acompanhamento da estudante bolsista Carolina Picinini Sanches, gira em torno do estudo do mobiliário urbano em espaços públicos que possuem destaque na matriz migratória do Estado.

Recepcionada pela coordenadora de Cultura da Secretaria de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo, Sabrina Freitas, a dupla visitou a Praça da Matriz, um dos principais pontos turísticos taquarienses, procedendo com levantamentos do mobiliário urbano, necessários à elaboração da pesquisa acadêmica, e vistoriando os bancos do local. Aprovado pela Comissão de Pesquisa de Arquitetura da UFRGS, o projeto vai até dezembro de 2020.

Segundo a universidade, o objetivo principal da pesquisa é o conhecimento dos valores intrínsecos ou construídos (histórico, de memória afetiva, de uso) do mobiliário urbano de espaços públicos de cidades imigratórias historicamente reconhecidas por serem formadoras de povoamentos no território do Rio Grande do Sul. Além da praça, ambas estiveram nas obras do Theatro São João, na Igreja Matriz e na redação do jornal “O Taquaryense”.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Data de publicação: 21/10/2019

Créditos: Juliano Kern

Créditos das Fotos: Juliano Kern

Compartilhe!