Carnaval taquariense vai do dia 1° ao dia 5 de março

O Carnaval 2019 de Taquari vai homenagear um de seus grandes personagens, Orlando de Castro (Chargão), um grande apoiador do carnaval taquariense, e participante ativo do Irmãos da Opa. Entre os dias 1° e 5 de março a Passarela do Samba "Orlando de Cartro (Chargão)”, na Avenida Sete de Setembro, entre as ruas Cônego Cordeiro e José Antero Siqueira. A escolha foi realizada na quarta-feira, dia 20 de fevereiro, no Gabinete do Prefeito, em reunião com os familiares de Orlando Castro.

A viúva Cleusa de Castro falou em nome da família da emoção em receber essa homenagem. "Ficamos muito emocionados e agradecidos pelo reconhecimento de tudo o que ele fez pelo Carnaval e pela sociedade taquariense. Ele sempre foi uma pessoa de bom coração, que ajudava a todos pensando no bem da comunidade, sem esperar nada em troca”, afirmou.

Quem foi Orlando Castro?

Nascido em 28 de novembro de 1944, Orlando de Castro era filho de Adão Bizarro de Castro e Quitéria Jesus de Castro. Dos pais, herdou o sangue empreendedor, nutrindo a mesma paixão pela lida com móveis.

A modesta fábrica artesanal criada pela família na década de 1930 transformou-se, mais tarde, num importante empreendimento. Surgiram, então, as empresas Móveis Castro, Irmãos Castro e Castro & Castro. Desta, Chargão – como Orlando era popularmente conhecido – esteve à frente até 2016, ano de sua morte.

Com atuação destacada na comunidade, Orlando de Castro era um amante do Carnaval, que sempre teve nele um grande entusiasta. Foi um dos fundadores da Sociedade Carnavalesca Irmãos da Opa, tendo sido também seu patrono. Na escola do coração, desempenhou um trabalho intenso e dedicado.

Casado com Cleusa de Castro, Chargão teve dois filhos, César e Daiani, e duas netas, Laura e Júlia. Faleceu em 28 de fevereiro de 2016, aos 71 anos, após sofrer um infarto, e foi sepultado no Cemitério Municipal.

Data de publicação: 21/02/2019