Grupos de cinco cidades se apresentaram no palco da Praça da Bandeira

As tradicionais apresentações de Terno de Reis foram novamente responsáveis por encerrar a programação do Natal Açoriano em Terra Gaúcha. Com bom público na quadra coberta da Praça da Bandeira, dez grupos de Taquari e cidades vizinhas se apresentaram na noite de sexta-feira, dia 4 de janeiro.

Marcaram presença no palco os grupos Terno Rincão  dos Brochier (Brochier), Terno do Nelson Couto  (Taquari),  Mensageiros do Sul de Sanga Funda (Montenegro), Sopro do Minuano  (Portão),  Amigos de Montenegro (Montenegro),  Terno da Amizade (Bom Retiro do Sul) Terno do Bigode (Taquari) e Terno São  João  Batista  (Bom Retiro do Sul). A tradição de Terno de Reis chegou em território brasileiro através dos colonizadores, os luso-açorianos, que se inspiraram na história bíblica dos Três Reis Magos para dar origem às celebrações.

De acordo com a tradição, os cantores de terno são recebidos com festejos pelos moradores locais, sendo que cada região realiza sua adaptação do evento. Após a apresentação de cada grupo na Praça da Bandeira, os ternos foram guiados através da Lagoa Armênia até a Câmara de Vereadores, onde os representantes do Legislativo ficaram responsáveis por recepcionar os grupos com bebida e comida. A noite foi de confraternização e celebração da tradição de ternos em Taquari.

O evento finaliza oficialmente a programação do 27º Natal Açoriano em Terra Gaúcha, que foi realizado com patrocínio da Zanc e apoio da empresa ADAMA.

Data de publicação: 10/01/2019