Regulamento prevê mudanças em relação aos anos anteriores e traça metas para as próximas edições.

A Secretaria de Esportes, Lazer, Cultura e Turismo realizou, na manhã desta quarta-feira, dia 23, um encontro com representantes de todas as escolas da rede pública para apresentar o regulamento da edição 2018 dos Jogos Estudantis Taquarienses (JET). A reunião ocorreu na Câmara de Vereadores. A coordenadora da pasta, Sabrina Freitas junto com os estagiários Augusto Schwingel, Maria Eduarda dos Reis e Milena Morais e o instrutor Antonio Carlos Praia foram os responsáveis pela explanação das novas regras.

Uma das pautas levantadas foi a respeito das categorias participantes, que neste ano serão apenas juvenil (2001 a 2003) einfantil (2004 a 2006). A remoção da categoria mirim deve-se, principalmente, a preservação dos jovens alunos. Ainda nos anos iniciais de educação, em muitos casos, ainda estão em processo de assimilação das regras e dinâmicas dos esportes. Deste modo, a disputa de competições com alunos ainda neste estágio foi retirada. Por outro lado, as escolas concordaram em incluir jogos na categoriamirim dentro do próprio âmbito escolar, para prepará-los a participar do JET quando chegarem na categoria infantil.

Para 2018, a organização do JET preparou 12 provas distintas, que serão distribuídas ao longo do calendário letivo. Serão oito provas de atletismo, mini futebol para o infantil masculino e feminino, além de voleibol, handebol e futsal para todas as categorias, também no masculino e feminino. O regulamento prevê: premiação para as três melhores categorias em cada modalidade coletiva, além de premiação dos três melhores atletas em cada modalidade individual.

As inscrições das equipes devem ser feitas pelas escolas de forma manual, ou entregues de forma eletrônica via e-mail, para a Secretaria de Esportes, conforme prazos a serem definidos. As fichas devem conter informações sobre os alunos e assinatura de professor responsável.

Por fim, ficou definido que para as próximas edições, toda a programação do JET será realizada nos primeiros meses do ano, para que seja feita a definição das equipes que vão participar dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (Jergs), normalmente realizados a partir do meio do ano anterior.

Data de publicação: 23/05/2018

Créditos: Murilo Dannenberg