Alternativas serão construídas em comissão conjunta entre prefeitos e governo estadual, conforme reunião nesta-segunda-feira, no Centro Administrativo Fernando Ferrari

O prefeito de Taquari, André Brito, esteve na tarde de ontem, dia 31/08, em uma reunião da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) com o governador Eduardo Leite e a Secretária Estadual de Saúde, Arita Bergmann, e demais prefeitos da Granpal.

Diante das manifestações dos prefeitos, e após o término da reunião, o governo do Estado manteve o repasse de valores para os hospitais e abriu negociação num prazo de 45 dias com os municípios da região metropolitana. Dessa maneira, os recursos ficam mantidos até 31 de dezembro.

Até lá, uma comissão formada por representantes da associação e do Executivo irá discutir alternativas ao projeto que cria novos critérios para a distribuição de recursos da saúde. Pela nova proposta do Executivo estadual, apresentada nesta segunda, a ideia é que as reduções comecem a ocorrer a partir de janeiro de 2022 e, até lá, novas alternativas sejam sugeridas.

“Continuaremos trabalhando para manter os recursos da saúde pública, sem perder nenhum centavo, e ainda queremos ampliar os repasses para o município, pode ter certeza. Mas sempre com muito diálogo e transparência, o que é a marca da nossa gestão”,destacou o prefeito André Brito.

Os 19 municípios que compõem a Granpal representam 36,78% da população do Estado. Somados, os PIBs dessas cidades somam 32,94% da riqueza do RS.

Data de publicação: 31/08/2021

Créditos das Fotos: André Liziardi